A Prefeitura de Arapongas, por meio do Comitê Intersetorial de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, lançou o calendário de atividades do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Com o lema de 2025, “Se precisar, peça ajuda!”, a programação inclui palestras, rodas de conversa, apresentações e visitas técnicas em empresas e espaços públicos do município.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Arruda, reforça que o objetivo das ações é valorizar os cuidados com a saúde mental e oferecer atendimentos com acolhimento à população. Maicon Depieri, enfermeiro e coordenador do CAPS-I Walter Buzalaf, destaca a importância de identificar precocemente pessoas em situação de risco e oferecer apoio.
Empresas interessadas em participar das ações podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (43) 3902-1182.
O Setembro Amarelo, criado em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), busca conscientizar sobre fatores de risco do comportamento suicida e orientar sobre tratamento adequado para transtornos mentais, responsáveis por 96,8% dos casos de morte por suicídio.
(Fotos ilustrativas: Freepik)