A tarde desta terça-feira (02), na Sociedade Rural de Apucarana, marcou um passo histórico para a cafeicultura regional. Produtores, técnicos, empreendedores e apaixonados pelo universo dos cafés especiais participaram do 1º Seminário de Cafés Especiais da Região de Apucarana, um evento que nasceu para fortalecer a cadeia produtiva e impulsionar o reconhecimento da qualidade do café local em todo o Paraná — e além das fronteiras.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Apucarana, Sebrae-PR e IDR-Paraná, com patrocínio da Cresol, Café Jandaia e Café Bela Esperança. O evento ainda contou com apoio do Café da Serra de Apucarana – Origem Controlada, ACAP, ACIA e UFPR – Campus Jandaia do Sul.
Com palestras, debates, oficinas, demonstrações de torra, degustação e exposição artística feita com tinta de café, o seminário também sediou a Premiação Café Qualidade 2025. Agricultores, estudantes, cafeterias e profissionais participaram gratuitamente ao longo do dia.
Tiago Cunha – Consultor do Sebrae Paraná
“Eu acho que esse é um passo muito grande para os nossos cafés aqui, não só de Apucarana, mas da nossa região. Apucarana tem passado por um processo em busca da identificação geográfica do nosso café, em denominação de origem. Esse evento vem para contemplar isso, para ampliar e mostrar para a nossa comunidade a qualidade do nosso café. Nós recentemente tivemos um café aqui de Apucarana premiado no prêmio qualidade do estado, nós tivemos aqui uma produtora que foi premiada como café em primeiro lugar no estado, então a gente tem cafés de qualidade na cidade de Apucarana.”
Tiago destaca que o seminário aproxima o produtor do mercado:
“A gente tem trabalhado em prol de promover esses cafés especiais e esse evento é mais uma etapa desse processo de promover os nossos cafés aqui, de dar acesso ao mercado aos nossos cafeicultores, para que eles possam crescer e desenvolver as suas atividades. E com isso a gente conseguir realmente levar o nome do café de Apucarana além das fronteiras do nosso estado, além das fronteiras do nosso país, e também quem sabe poder internacionalizar também a cultura do nosso café.”
“Aqui hoje, o cafeicultor vai ter acesso a uma série de capacitações. A gente vai falar sobre oportunidades e tendências principalmente com a comercialização do café, indicação geográfica, processos de torrefação e práticas relacionadas à produção. Também temos uma exposição de um projeto da UFPR de Jandaia do Sul, com obras de arte feitas totalmente com café, e isso mostra que o café não é só a bebida: o café vai além.”
“A ideia é que em 2026 nós tenhamos o segundo seminário e que esse seminário passe a ser um evento recorrente da nossa cidade. A gente quer fortalecer a cafeicultura em toda a região — Apucarana, Cambira, Califórnia, Jandaia, Arapongas — e resgatar a história da nossa cafeicultura após a geada de 1975. E o Sebrae sempre estará ao lado do agricultor.”
Ricardo Maia – Representante do Governo Ratinho Júnior
“Olha, aqui na Sociedade Rural de Apucarana, um seminário muito importante com produtores, cafeicultores e toda a região. Vamos discutir plantio, comercialização e cafés especiais. Apucarana é um grande exemplo, voltando a produzir cafés de primeira qualidade no estado do Paraná.”
“O governo Ratinho Júnior é um governo presente. O secretário da Agricultura, Marcio Nunes, tem apresentado vários projetos, como o Irriga Paraná, trifásica no campo, asfalto rural e convênios com prefeituras para liberação de maquinários. Produtor rural com renda garante desenvolvimento econômico ao Paraná.”
Lainara Melo – Professora de artes, autora da exposição com tinta de café
“Os meus alunos são crianças a partir de 6 anos de idade, até adultos e idosos. Eu ensino desde a base do desenho até a técnica de pintura. E aqui na exposição é tudo feito com tintura de café, que a UFPR extrai a partir do grão. Com a diluição, criamos as pinturas que estão aqui. Não tem nenhum outro tipo de produto.”“Essas aulas são pelo Departamento de Cultura. São alunos da rede pública que, depois da escola, participam das oficinas comigo. Aqui temos em torno de 20 a 25 obras.”
Moisés Tavares – Vereador de Apucarana
“É uma alegria enorme saber que Apucarana está sediando esse primeiro seminário de cafés especiais. Eu tenho muito orgulho de ser vereador nesta época, em que podemos enaltecer nossos cafeicultores. É a certeza de que temos o nosso maior ouro, o ouro verde que é o nosso café.”
“O café da nossa região já foi exportado, já foi premiado em concursos estadual e regional. Isso traduz a dedicação dos nossos cafeicultores. Eu sou autor do projeto que criou o Espaço dos Cafés na Câmara, onde só consumimos cafés produzidos em Apucarana. Participar desse seminário é parabenizar nossos produtores e agradecer por fazerem parte da história da nossa cidade.”
Prefeito Rodolfo Mota – Idealizador do Seminário
“Apucarana é uma cidade incrível, com vocação agrícola muito forte e história com o café. Os nomes dos bairros mostram isso: Sumatra, Jaçanã, Mundo Novo, Novo Horizonte, Catuaí. A geada de 1975 atrapalhou essa história, mas estamos trabalhando muito com o Sebrae, IDR e cooperativas para voltar a aumentar a área de plantio.”
“Quanto mais café plantar em Apucarana, melhor. O café tem alto valor agregado. Cada pé de café plantado gera riqueza para o município. Estamos entregando 130 mil mudas subsidiadas para incentivar o aumento da área produtiva. A Flávia, campeã estadual, provou que o café de Apucarana é o melhor do Paraná.”
“Semana que vem, após o encerramento oficial, já vamos planejar a edição 2026. Hoje temos quase 200 pessoas. No ano que vem, queremos dobrar esse público.”
Flávia Guimarães – Campeã estadual na categoria Café Natural
“Foi muito gratificante, ficamos muito surpresos. A gente competir com cafés de excelência do Paraná e ficar em primeiro lugar é maravilhoso demais. Mostrar o potencial da nossa região não tem preço. É muito gratificante fazer parte dessa história.”
Adilson Novaes – Extensionista do IDR-Paraná
“Nós do IDR Paraná, vinculados à Secretaria da Agricultura, estamos em parceria com a Prefeitura e o Sebrae na organização deste primeiro seminário. O objetivo é aproximar cafeterias e cafeicultores, porque muitas cafeterias compram café de outros estados sem conhecer o potencial da nossa região.”
“Temos aqui cafeicultores premiados estadual e regionalmente. O IDR oferece assistência técnica, apoio e orientação. Estamos à disposição de todos os produtores.”
O primeiro seminário de cafés especiais de Apucarana inaugura uma nova fase para a cafeicultura regional, conectando história, tecnologia, arte, inovação e reconhecimento. Um marco que promete crescer e fortalecer ainda mais o setor nos próximos anos.









