O Salão Nobre da Prefeitura de Apucarana recebeu, nesta sexta-feira (12), a cerimônia de premiação do concurso de poesias desenvolvido com alunos do 4º ano da Rede Municipal de Educação.
A iniciativa integra a programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e marcou um momento de emoção, conscientização e valorização da produção artística das crianças.
A primeira-dama de Apucarana, Karine Mota, destacou a importância inédita do projeto.
“Hoje tivemos a premiação, foi a primeira vez que fizemos esse concurso de poesia contra a violência à mulher. Colocamos os alunos do quarto ano da Rede Municipal e, apesar de ser um grande desafio, foi algo muito lindo e muito importante. A cada poesia, era possível se emocionar, porque os textos estavam realmente tocantes”, afirmou.
Karine ressaltou ainda o apoio parlamentar e o reconhecimento aos alunos e profissionais envolvidos.
“Os três primeiros colocados receberam computadores, graças ao apoio da deputada Luísa Canziani, que nos ajudou com as premiações. Ao todo, 35 alunos participaram, e três foram escolhidos como vencedores. Também reconhecemos professores e toda a equipe, que receberam uma gratificação pelo empenho. Foi um momento muito lindo”, completou.
A primeira-dama também destacou a contribuição técnica da convidada especial do projeto.
“Tivemos também a ajuda da Patrícia, professora da Unespar, que entende profundamente de poesia. Ela, junto com representantes da Secretaria da Mulher e da Educação, fez parte da banca que avaliou as obras”, concluiu.
Participando desde a elaboração até a seleção dos poemas vencedores, Patrícia Cunha, do Colegiado de Letras — Português da Unespar, avaliou o projeto como uma experiência transformadora.
“Fui convidada pela Secretaria da Mulher e pela Autarquia Municipal de Educação para desenvolvermos este concurso de poesias dentro da campanha dos 21 Dias de Ativismo. Elaboramos o projeto, ele passou pela apreciação dos órgãos responsáveis e, então, entrou em operação. Era um sonho falar sobre essa temática com crianças, e mostrar o quanto o trabalho nas séries iniciais pode ser valoroso — e realmente foi”, disse.
Patrícia explicou que o processo envolveu formação pedagógica e momentos profundos de reflexão.
“Foram dias intensos. Realizamos cursos e oficinas com professores das quartas séries para que compreendessem melhor o fazer poético e pudessem trabalhar com seus alunos. Eles tiveram uma semana para conversar, refletir e desenvolver os poemas. Não imagino expressão mais humana do que a poesia para tratar de um tema tão sensível. Dos 35 poemas selecionados, três foram premiados, embora o mérito seja de todos”, destacou.
Segundo ela, o concurso deu voz a percepções infantis que surpreenderam pela maturidade e sensibilidade.
“Foi um momento de dar voz — uma voz artística, humanizada e sensível — a crianças que enxergam essa temática com o olhar próprio da infância, mas enxergam. Vimos um resultado belíssimo, fruto da valorização da cultura e da arte como instrumento de transformação social. Agradeço a todos que incentivaram esse projeto, que deu muito certo”, finalizou.
A premiação encerrou a programação educativa da campanha, reforçando o compromisso do município em promover ações de conscientização, prevenção e incentivo ao protagonismo das crianças na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.


