Ação leva atendimentos gratuitos e orientações à comunidade acadêmica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), participa, na próxima terça-feira (24/03), de mais uma edição do projeto “Saúde na UTFPR”, promovido pelo campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ação será realizada das 12 às 16 horas, com atendimentos gratuitos voltados à comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes.
Nesta edição, a AMS estará presente com profissionais dos Programas de Residência Multiprofissional que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Orestes Marquito, entre eles dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e educador físico.
Segundo a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais (COREMU), Adriana Palú, o projeto “Saúde na UTFPR” tem como objetivo promover a saúde da comunidade acadêmica por meio de ações de prevenção, promoção e educação em saúde, incentivando hábitos saudáveis e ampliando o acesso à informação.
“Durante o evento, os residentes vão ofertar serviços como acolhimento em saúde mental, aconselhamentos, verificação da pressão arterial, teste de glicemia, orientações posturais, avaliação de saúde bucal, dicas de alimentação saudável e orientações para redução de riscos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Também serão realizados encaminhamentos, quando necessário, para atendimento na rede municipal de saúde”, explicou Adriana Palú.
A enfermeira do campus, Michele de Paula Pavan, destaca que o projeto “Saúde na UTFPR” foi criado em 2015, como resultado da articulação entre a universidade e a rede pública de saúde, com apoio contínuo da UBS Orestes Marquito. “As atividades incluem a realização de feiras de saúde no início de cada semestre letivo, além da oferta periódica de testes rápidos, exames preventivos e consultas médicas”, afirma.
Além dos Programas de Residência Multiprofissional, o projeto “Saúde na UTFPR” conta com outros parceiros, como o Núcleo de Testagem, Aconselhamento e Tratamento de Apucarana (NATTA), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), a 16ª Regional de Saúde, a Faculdade de Apucarana e o Colégio Luiz Isidoro Cerávolo, que contribuem com profissionais, estudantes e insumos para a realização das atividades.