Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo valoriza o comércio local, estimula a criatividade e reforça o espírito natalino na cidade
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará neste fim de ano um concurso de vitrines natalinas com o objetivo de valorizar o comércio local, estimular a criatividade e fortalecer o espírito natalino na cidade.
A decisão foi definida durante reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), com a participação de representantes do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e do Comitê de Organização do Natal da Família. “O concurso de vitrines tem por objetivo impulsionar o comércio local, estimular a criatividade e o embelezamento urbano e fortalecer o espírito natalino junto à comunidade”, explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Liévore (Recife).
O concurso distribuirá R$ 10 mil em prêmios, sendo R$ 5 mil para a primeira colocada, R$ 3 mil para a segunda e R$ 2 mil para a terceira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de novembro, por meio do formulário disponível no site da Prefeitura de Apucarana: https://forms.gle/LoXSWXikkDNgWdVF9.
Podem participar pessoas jurídicas com ponto comercial no município. Cada CNPJ poderá inscrever apenas uma vitrine, sendo permitida a participação de franquias com CNPJs distintos. A avaliação das vitrines será realizada entre os dias 8 e 15 de dezembro por um júri técnico composto por representantes do Comtur, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, da ACIA, do Sivana, da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade. Os critérios de julgamento serão criatividade e originalidade, beleza e harmonia e alcance de marketing. A população também poderá participar da votação por meio de um QR Code que será afixado nas vitrines participantes.
O presidente da ACIA, Elio Pinto, ressaltou a importância da iniciativa. “O Natal da Família terá muitas atrações: uma bela decoração, a campanha promocional da ACIA e agora um concurso que vai envolver e valorizar ainda mais os lojistas de Apucarana”, afirmou. O presidente da Governança da Rua Ponta Grossa, Fábio Boneti, lembrou que o concurso coincide com o início do horário estendido de Natal. “A partir de 8 de dezembro, o comércio passa a funcionar à noite. Com o concurso, temos certeza de que o Natal em Apucarana ficará ainda mais movimentado”, destacou.
A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, agradeceu o apoio da administração municipal. “O prefeito Rodolfo Mota está investindo mais de R$ 2 milhões na decoração e nas atrações do Natal da Família, que abrangem o centro, as principais ruas comerciais, bairros e distritos. Esse investimento fortalece o comércio e movimenta a economia local”, observou.
A divulgação dos vencedores do concurso de vitrines natalinas será feita a partir do dia 19 de dezembro no site e nas redes sociais da Prefeitura de Apucarana. A cerimônia de premiação está programada para o dia 15 de janeiro de 2026, na sede da ACIA.
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