Campanha que amplia o acesso à imunização, integra as ações nacionais de prevenção ao câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais comum entre mulheres brasileiras

A Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), anunciou nesta sexta-feira (20/02) adesão à Campanha Nacional Março Lilás, mês dedicado à prevenção do câncer do colo de útero. A iniciativa, conduzida pelo Ministério da Saúde, vai intensificar a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) em meninas e meninos, de 9 a 19 anos, visando imunização contra o terceiro tipo de tumor mais comum entre mulheres brasileiras.

O HPV está associado à maioria dos casos de câncer do colo de útero e também a outros tipos de câncer, sendo a vacinação considerada a principal forma de prevenção, especialmente quando aplicada antes do início da vida sexual. “Vacinar é um ato de cuidado, prevenção e responsabilidade com a própria saúde e com a saúde coletiva”, destaca o prefeito Rodolfo Mota. Ele ressalta que o Março Lilás é um movimento nacional de conscientização e combate ao câncer do colo de útero e reforça que, em Apucarana, a gestão municipal está garantindo o acesso gratuito à vacina contra o HPV nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, assinala que quanto mais cedo a imunização é realizada, maior a proteção. “A vacina é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas também podem se vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. Pedimos que os responsáveis acompanhem suas crianças e jovens até a unidade de saúde, munidos de documento de identificação e carteirinha de vacinação”, orienta o secretário. Ele frisa que todas as equipes de saúde das unidades básicas estão capacitadas a dar informações. “Quem tiver dúvidas sobre a imunização contra o HPV podem procurar a unidade de referência do bairro”, diz o secretário.

O coordenador da Vigilância em Saúde da AMS, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, explica que a vacina contra o HPV já integra a rotina de imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. No entanto, durante a campanha de março, estende-se a oportunidade de aplicação de uma dose para adolescentes de até 19 anos que ainda não receberam a vacina. “Para a faixa etária de 9 a 14 anos, a vacina já faz parte da rotina. Agora, durante o Março Lilás, estamos ampliando a possibilidade de aplicação de uma dose para adolescentes de até 19 anos que ainda não receberam. A campanha – para 9 e 14 anos – segue até junho, e queremos intensificar essa informação durante o Março Lilás, reforçando a prevenção ao câncer do colo de útero”, diz Simplício.

Serviço: Confira a lista de UBS’s com sala de vacinas em Apucarana: https://www.apucarana.pr.gov.br/site/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: