Cerimônia no Cine Teatro Fênix marca a conclusão da formação de residentes que atuaram na rede municipal e contribuíram para ampliar o atendimento à população

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), segue investindo na qualificação da saúde pública ao certificar 38 profissionais formados nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde e de Residência Médica, fortalecendo o atendimento prestado à população e a rede municipal de saúde.

A cerimônia de formatura da 9ª turma foi realizada na última quinta-feira (18/12), no Cine Teatro Fênix, reunindo residentes, autoridades municipais, profissionais da saúde e familiares dos formandos.

Foram certificados assistentes sociais, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Durante o período de residência, os profissionais atuaram em diferentes serviços da rede municipal, contribuindo diretamente para o atendimento à população e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Apucarana.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância dos programas de residência ofertados pelo município. “A residência é uma especialização lato sensu voltada ao aprimoramento profissional por meio da prática em serviço. Essa modalidade de ensino é considerada padrão ouro na formação de trabalhadores para o SUS. Parabenizo os profissionais que recebem hoje seus certificados e desejo sucesso na trajetória de cada um”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, ressaltou que os residentes vêm de diferentes estados e regiões do país e desempenham papel relevante na ampliação do acesso aos serviços. “Durante a especialização, esses profissionais contribuem para ampliar o atendimento à população e para qualificar os serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde, CAPS AD, CAPS IJ, Casa da Gestante, PAI, UPA, Hospital da Providência, Hospital Materno Infantil, além de escolas, clínicas e outras unidades da Rede de Atenção à Saúde”, explicou.

Os Programas de Residência em Saúde vinculados à Autarquia Municipal de Saúde foram implantados em 2016. Desde então, 237 profissionais já se especializaram no município. A AMS oferta vagas nas áreas de Saúde Mental, Atenção Básica e Enfermagem Obstétrica, além dos Programas de Residência Médica em Dermatologia e em Medicina da Família e Comunidade. Segundo a superintendente administrativa da AMS, Stela Maris Lopes Santini, “os programas são financiados pelo Ministério da Saúde, e os residentes recebem bolsa de estudos e auxílio permanência para dedicação integral à formação profissional.”

A cerimônia contou ainda com a presença do pastor João Vigliato; da coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Adriana Prestes do Nascimento Palú; do coordenador da Comissão de Residência Médica, Luís Antônio Tavares Vilela; da coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Valéria Piveta; da coordenadora do Programa de Atenção Básica/Saúde da Família, Daiane Aparecida Alves Mazza Titericz; do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Renan Garcia Guilherme; além dos tutores Lucas Gustavo Paparazzo, Larissa Cristina Caruso Matheus, Lorayne Luccarellis Verona, Milena Furukawa Niyme, Camila Signolfi de Moura, Patrícia de Oliveira Vecchi, Renata Cristina de Andrade Bueno, Ana Vanessa Deffaccio e Ariana Carolina Luciano Valim.

Atualmente, está em andamento um novo processo seletivo por meio do ENARE (Exame Nacional de Residências em Saúde), com a oferta de 48 vagas para as turmas de Apucarana. Os novos residentes iniciarão a formação acadêmica em 2 de março de 2026.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: