Levantamento inédito, que será realizado em parceria com o Governo do Paraná, vai mapear perfis, demandas e subsidiar ações mais eficazes de assistência social no município.

A Prefeitura de Apucarana deu início à estruturação do 1º Censo Municipal da Pessoa em Situação de Rua, iniciativa inédita que marca uma nova etapa no planejamento das políticas públicas de assistência social do município. Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social receberam, nesta quarta-feira (14/01), no Centro Social Urbano do Parque Bela Vista, representantes do Governo do Estado para alinhamento institucional do censo e definição de procedimentos para um mutirão de ações integradas.

O trabalho será desenvolvido em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O levantamento tem como objetivo mapear perfis, identificar demandas e produzir dados técnicos e confiáveis para embasar políticas públicas mais eficazes, humanas e integradas.

Segundo o prefeito Rodolfo Mota, o censo representa um avanço estratégico na forma como Apucarana passa a tratar a pauta social. “Não é possível cuidar das pessoas sem conhecer a realidade com profundidade. O censo vai nos permitir sair do achismo e trabalhar com dados concretos, técnicos e confiáveis, garantindo planejamento responsável, uso correto dos recursos públicos e ações mais eficazes. Nosso compromisso é tratar essa pauta com seriedade, sensibilidade social e integração entre município e Estado, para construir soluções que respeitem a dignidade humana e promovam inclusão, acolhimento e oportunidades reais de superação”, destacou.

Desde o final do ano passado, a administração municipal atua de forma integrada com o Estado na construção das metodologias que irão subsidiar tanto o censo quanto o mutirão, previstos para ocorrer entre os dias 16 e 20 de março. A secretária municipal de Assistência Social, Fabíola Carrero, reforça que o levantamento vai garantir um diagnóstico amplo, técnico e transparente sobre a população em situação de rua em Apucarana. “O trabalho reunirá dados atualizados, identificando perfis, mapeando demandas e subsidiando a formulação de políticas públicas orientadas por evidências”, afirmou, informando ainda que uma última reunião de planejamento será realizada em Curitiba antes do início das ações em campo.

Além do censo municipal, o mutirão de ações prevê o mapeamento dos territórios com maior incidência, abordagens integradas entre equipes de assistência social, saúde e segurança pública, oferta de serviços de saúde diretamente em campo, escutas qualificadas, diagnósticos individualizados, atualização dos fluxos de atendimento para respostas mais rápidas, além de campanhas de orientação e conscientização da população.

Pela Seju, participaram da reunião de alinhamento Jean Carlo Anselmo Ribeiro, da Unidade Técnica do Projeto Paraná em Ação (UTPA), e Rodrigo Müller do Valle, da Coordenação de Cidadania (COCID). Já pela Sedef, estiveram presentes a assistente social Juliana Rinaldi e a psicóloga Bianca Larangeira, da Instância de Atuação Regional Avançada de Apucarana (IARA Apucarana), além de Bruna Pereira de Souza, chefe do Núcleo Regional Londrina/IARA Apucarana/IARA Ivaiporã.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: