Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Em uma solenidade marcada por entusiasmo e projeções de futuro, a Prefeitura de Apucarana realizou, nesta sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Lagoão, a cerimônia de Assinatura da Ordem de Serviço para a reforma do espaço, considerado um dos principais palcos esportivos e de eventos do município.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a semana foi histórica para Apucarana e reforçou que o município vive um novo momento de desenvolvimento.

“Semana incrível para o povo de Apucarana, para a nossa cidade, para o nosso futuro. Uma semana que nós estamos falando de redução da dívida histórica, que era a maior do Brasil, falando de investimento em inovação e agora falando de obra de verdade. Aqui não é anúncio, é ordem de serviço assinada, empresa contratada e obra começando nos próximos dias”, afirmou.

Segundo o prefeito, o investimento de R$1.230.000,00 será aplicado em melhorias estruturais que vão transformar completamente o Lagoão.
“Nós vamos colocar a quadra no tamanho oficial, porque Apucarana perdeu vários campeonatos e participações já que o tamanho não era o padrão. Vamos resolver o problema dos vestiários, que sempre alagam por conta das tubulações antigas e pequenas. É algo histórico: depois de 50 anos, o Lagoão vai receber assentos com encosto. As pessoas vinham com almofada, com jornal para sentar. Agora vamos transformar o Lagoão em uma grande arena”, ressaltou.

Rodolfo Mota explicou que esta obra é apenas a primeira de quatro etapas planejadas para o ginásio.
“Essa é só a primeira etapa de outras três que ainda vamos fazer para transformar de fato o Lagoão em um espaço que dê ainda mais orgulho para o povo de Apucarana”, disse.

O prefeito também comemorou o volume de investimentos previstos para o aniversário de 82 anos do município.
“Só em obras, nós estamos falando de nove anúncios de inícios de construção e reformas na programação do aniversário de Apucarana. Por isso eu digo: 2026 será o ano da construção de Apucarana. No final do mês o governador Ratinho Júnior vem à cidade para anunciar outras tantas obras, com secretários de Estado e deputados. O Governo do Paraná inteiro vem para Apucarana celebrar os 82 anos da nossa cidade”, declarou.

Além disso, Rodolfo lembrou da reabertura das inscrições para a tradicional Corrida 28 de Janeiro.
“Quem perdeu a inscrição vai ter uma segunda chance. Algumas pessoas não pagaram o boleto e a inscrição foi cancelada, então vamos reabrir. Eu vou correr, o vice-prefeito vai correr, o nosso time todo da prefeitura vai correr e eu espero você também nessa repescagem”, convidou.

O secretário municipal de Esportes, Bruno Marchi, explicou que os recursos utilizados na reforma são provenientes de fundos específicos do esporte e que foi preciso muito trabalho técnico para garantir a captação.
“Esses recursos são de fundo a fundo, estavam lá parados e a gente tinha que correr atrás. Mesmo fazendo parte da regional de Londrina, que normalmente recebe mais verba por número de habitantes, Apucarana conseguiu passar na frente porque apresentou projetos bem feitos. Uns recursos vão para estrutura, outros para uniformes e para o desenvolvimento das modalidades”, explicou.

Bruno também ressaltou que a reforma vai muito além da quadra esportiva.
“Não é só a quadra. Estamos trazendo estrutura para os pais, para as mães, saídas de emergência, acessibilidade e segurança para quem utiliza o espaço em outros eventos, como formaturas. Hoje isso é um problema, porque em situações de emergência a quadra acaba sendo a única saída. Vamos criar uma área de fuga adequada, passando pela região dos vestiários”, afirmou.

O secretário pediu paciência à população durante o período de obras, que deve durar cerca de oito meses.
“A gente pede um pouco de paciência. Vamos remanejar escolinhas, usar outros ginásios, quadras e até parcerias, como com o Exército, que colocou o espaço à disposição. Vamos usar criatividade e inteligência para não deixar ninguém na mão”, garantiu.

Bruno ainda destacou que outras estruturas esportivas também passarão por melhorias.
“As piscinas vão ser reformadas, vamos corrigir vários problemas que foram diagnosticados. O nosso foco é eficiência e segurança. Não adianta oferecer atividade se o local oferece risco. A população precisa de qualidade e proteção”, completou.

A reforma do Ginásio Lagoão representa um marco para o esporte e para os eventos em Apucarana, consolidando o espaço como uma verdadeira arena multiuso, preparada para receber competições oficiais, formaturas, eventos culturais e atividades comunitárias com mais conforto, segurança e dignidade para todos.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: