Investigação apura irregularidades na contratação de organização social em São Paulo; vice-prefeito assume interinamente
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (6) que foi afastado do cargo por decisão judicial. A informação foi confirmada pelo próprio gestor em vídeo publicado em suas redes sociais, no qual relaciona o afastamento à sua atuação política e à recente presença em eventos em Brasília.
“Acreditem se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Ontem estive em frente ao Palácio da Justiça, falei que tinha que colocar o Exército na rua, rodei o Congresso, e hoje, um dia depois, me afastaram”, declarou Manga em vídeo.
Em nota oficial, a Prefeitura de Sorocaba informou que o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto assumiu interinamente o comando da administração municipal, “até que os fatos sejam esclarecidos, garantindo a continuidade dos serviços públicos e o funcionamento regular da Prefeitura”.
Operação Copia e Cola
O afastamento ocorre no âmbito da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal em abril deste ano, que investiga irregularidades na contratação de uma organização social sem fins lucrativos para a prestação de serviços no município de São Paulo.
Nesta nova fase da operação, a Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de cerca de R$ 6,5 milhões em bens de alguns dos investigados, além da aplicação de medidas cautelares, como suspensão de função pública e proibição de contato com determinadas pessoas.
Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
Relembre a operação
A primeira fase da Operação Copia e Cola foi deflagrada em 10 de abril de 2025, quando Rodrigo Manga foi um dos alvos das buscas e apreensões. O prefeito, que ganhou projeção nacional por vídeos curtos nas redes sociais apresentando ações de sua gestão, sempre negou irregularidades.