Na manhã desta quarta-feira (09), no gabinete da Prefeitura de Apucarana, o prefeito Rodolfo Mota e a secretária de Assistência Social, Fabíola Cristina Carrero, anunciaram a chegada de novos profissionais para compor a equipe da pasta. Segundo Mota, o reforço integra o plano de reestruturação de diversas secretarias, incluindo Saúde, Educação e Agricultura.
“Estamos trabalhando para a gente poder organizar os serviços da Secretaria da Assistência, da Secretaria da Mulher. Já fizemos a convocação de vários servidores lá para a saúde, para a nossa educação — 55 professores e professoras chamados para nos ajudar nos CMEIs e nas escolas. Nós estamos qualificando a equipe. Pegamos vários serviços, vários lugares, sem os profissionais mínimos necessários para poder atender a população”, afirmou o prefeito.
Mota destacou que as ausências eram sentidas em áreas fundamentais. “Faltava assistente social, faltava psicólogo, professores em escolas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos. Então a gente está chamando, à medida que vamos resolvendo a situação financeira que encontramos na prefeitura.”
De acordo com ele, já são quase 100 novos servidores convocados entre concursados e credenciados em todas as secretarias. “Cada um deles atende 5, 10, 15 pessoas por dia. No final do ano, esse contingente novo de servidores vai nos ajudar muito. E na Assistência Social, na Secretaria da Mulher, onde está a nossa primeira-dama Karine Mota, temos uma missão muito grande: lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisam de acolhimento e de um profissional bom, competente, que acompanhe o caso por um, dois, três anos”, pontuou.
Para o prefeito, o trabalho humanizado é o principal pedido. “O meu pedido para eles é que acolham a população. Tratem bem a população, ouçam as histórias, tenham compaixão, se coloquem no lugar do próximo. Ainda mais na Secretaria da Fabiola, na Secretaria da Karine, que precisam desse olhar humano. E sem equipe a gente não consegue fazer isso. Nossa equipe é competente, de bons profissionais, mas estava desfalcada. Agora a gente vai reforçar esse time. Sejam todos muito bem-vindos e que nos ajudem a cuidar da nossa cidade.”
A secretária de Assistência Social, Fabíola Cristina Carrero, também comemorou o reforço e destacou a importância da integração com outras pastas.
“Conversei realmente com cada um para que eu pudesse acolher e conhecer efetivamente todos os servidores, todas as pessoas que estão aí atendendo a população de Apucarana. Tivemos sete novos profissionais na assistência: dois psicólogos e cinco assistentes sociais, e também um servidor na Secretaria da Mulher, com a secretária Karine”, afirmou.
Segundo Fabíola, o trabalho é feito em rede e impacta diretamente a vida da população. “O nosso trabalho não é individual, ele é feito em parceria com a Secretaria da Mulher e outras secretarias, porque é um trabalho transversal. Isso impacta a vida de muitas pessoas que passam por todos os serviços. E é muito bacana o prefeito Rodolfo ter essa sensibilidade de compreender que realmente faltava equipe mínima para a cobertura e o atendimento.”
Por fim, ela garantiu que os profissionais já estão atuando. “Já estão trabalhando, já estão nos serviços, nos atendimentos, nos territórios, já estão efetivos.”
O reforço na equipe é parte de um esforço contínuo da atual administração em ampliar e melhorar o atendimento à população nas áreas mais sensíveis do município.