A noite de sábado (29) foi marcada por emoção e celebração no Lagoão, em Apucarana, durante a formatura dos alunos do Infantil 5 da rede municipal de ensino.
O ginásio ficou lotado por famílias que prestigiaram o momento especial das crianças, que encerram uma importante etapa da educação infantil. O prefeito Rodolfo Mota participou da cerimônia e destacou a importância pedagógica e simbólica da conquista.
De acordo com o prefeito, o evento representa um marco na vida escolar dos pequenos.
“É uma alegria. São alunos que estão terminando o infantil, eles têm entre 5 e 6 anos, e estão mudando de chave. Agora vão para o primeiro ano, e a gente tem um grande desafio: preparar essas crianças para estarem 100% alfabetizadas até o segundo ano. E pelo que nós vimos hoje, nas apresentações, na fala deles, no juramento, na leitura da Bíblia, enfim… eles estão muito bem encaminhados.”
Mota ressaltou que o trabalho educacional começa nos CMEIS e segue com dedicação por toda a equipe das escolas municipais.
“Esse trabalho começa lá no CMEI. Então queremos agradecer cada professor e professora da nossa educação infantil. Quando vão para o infantil 4 e 5, eles seguem para as escolas, onde todos os professores trabalham juntos para fazer acontecer. É o momento de formar. Antigamente era o pré; na minha época a gente fazia a formatura do pré e depois da quarta série. Com o tempo isso mudou um pouco, e agora temos a formatura do infantil e do quinto ano.
O prefeito também agradeceu toda a equipe da educação que contribui diariamente para o desenvolvimento dos estudantes.
“Quero agradecer cada diretora e diretor dos CMEIS e das escolas. Esses alunos passaram pelos CMEIS e agora pelas escolas para chegar a esse momento da formatura do Infantil 5. Muito obrigado a cada professor, diretora, merendeira, serviços gerais, auxiliares administrativos, secretários, motoristas do transporte escolar… todo mundo que faz parte desse momento na vida deles. A nossa secretária de Educação Ana Paula, os diretores e superintendentes da Autarquia. Esse trabalho é feito por todos.”
Mota também elogiou a equipe responsável por organizar o evento no Lagoão:
“A equipe organizou e preparou o Lagoão para essa grande festa. Uma festa incrível. O Lagoão lotado! Tinha jogo de Palmeiras e Flamengo, mas isso não impediu os pais, mães e famílias de estarem aqui. Estamos muito felizes. Um calorzão danado, um sábado muito quente em Apucarana, mas isso não impediu que tivéssemos uma formatura linda.”
O prefeito ainda adiantou os próximos passos para a estrutura esportiva e de eventos do município.
“Daqui uns dias teremos a formatura dos maiorzinhos, a dos quintos anos. É uma alegria receber esses eventos aqui no Lagoão. Aliás, são os últimos eventos antes da reforma. Vamos fechar o Lagoão para reforma: colocar a quadra no tamanho oficial — porque hoje não podemos receber alguns jogos por não estar no tamanho correto — resolver o problema de alagamento, já que quando chove o Lagoão não tem drenagem adequada e alaga o vestiário e as laterais.”
Além disso, o ginásio receberá melhorias estruturais para o público:
“Vamos colocar quase 3 mil assentos, para acabar essa história de vir trazer jornal ou almofada. Vamos dar conforto para as pessoas. É um investimento de 1 milhão e 200, quase 1 milhão e meio. Então estas são as últimas festas no Lagoão sem assentos e sem reforma. No ano que vem, na próxima formatura, já será uma grande arena de eventos.”
A cerimônia marcou não apenas a conclusão de uma etapa escolar, mas também a expectativa por uma nova fase para a educação e para o Lagoão, que se prepara para se transformar em um dos maiores espaços de eventos do município.

