Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, anunciou nesta segunda-feira (07), a chegada das novas mochilas que passam a integrar o kit de uniforme escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

O item, junto com a regata, havia sido prometido ainda em fevereiro deste ano como parte do compromisso da atual gestão com a valorização da educação e a dignidade dos estudantes.

“Em fevereiro nós anunciamos a inclusão de dois novos itens no nosso kit de uniforme escolar. A mochila, que por sinal está aqui, muito bonita, muito bem feita, robusta, deu um trabalhão danado. A gente recebeu quatro amostras antes de aprovar essa, porque a gente não queria comprar gato por lebre. A gente queria garantir que as nossas crianças recebessem um material de qualidade”, afirmou Rodolfo Mota.

O prefeito destacou ainda a mudança na cor do uniforme escolar, atendendo a uma antiga reivindicação das famílias. “Nós trocamos a cor do nosso uniforme, agora é na cor azul, que era uma reivindicação antiga dos pais e das mães que cuidam das nossas crianças. E além de trocar a cor do uniforme, comprar um uniforme novo, incluímos esses dois novos itens. Num investimento que é maior que 500 mil reais, mais de meio milhão de reais na compra de 13 mil mochilas e 13 mil regatas, que a partir de agora, na volta às aulas, as nossas crianças vão receber.”

Segundo o prefeito, a novidade contempla toda a rede, incluindo os estudantes da APAE, que pela primeira vez receberão o kit escolar completo. “Lembrando que, pela primeira vez, de maneira inédita, os nossos alunos e alunas da APAE também vão receber o kit de uniforme escolar completo, inclusive a mochila que estamos incluindo agora e as regatas. Então a gente está muito feliz de poder viver e enfrentar esse novo momento de Apucarana.”

Somando os recursos já investidos em uniformes ao novo aporte, o investimento total ultrapassa os R$ 3 milhões. “Nós já tínhamos investido mais de 2 milhões e meio de reais na compra dos uniformes. Agora, com a compra da mochila e das regatas também, estamos falando de quase 3 milhões de reais nesse kit de material de uniforme escolar. E não é porque tinha dinheiro em caixa, não. Pelo contrário. Ficaram 10 anos sem pagar INSS de professores e professoras em Apucarana, e no final do ano tinha dificuldade de pagar a merenda escolar dos nossos alunos.”

Mota também apontou a situação da Autarquia Municipal de Educação encontrada pela atual administração. “Foi essa autarquia de educação que a gente encontrou. Professores e professoras dedicadíssimos, a parte pedagógica em dia, porque é um time comprometido. Mas administrativamente pecaram — e pecaram muito contra a nossa autarquia. E a gente está lutando para recuperar tudo isso. E lutando com boas notícias, como a inclusão das mochilas.”

Sobre a distribuição, o prefeito informou que neste primeiro ano a adesão será opcional. “Todos os pais que tiverem desejo de receber essa mochila no volta às aulas, é só fazer o pedido para o diretor e para a diretora. Os pais que quiserem continuar usando a mochila que compraram no começo do ano, porque não sabiam que a gente ia fazer a compra dessa mochila, sem problema também. Só esse ano vai ser opcional ficar com a mochila que foi comprada no início do ano. A partir do ano que vem, aí a gente padroniza a rede — todo mundo vai de mochila nova desde o começo do ano.”

Por fim, ele explicou como se dará o processo de adesão. “Então, os diretores e diretoras, a partir desse momento que as crianças entram em férias, vão passar aí os formulários, vão passar as perguntas para os pais que querem receber essa mochila nova para que os alunos possam usar no seu volta às aulas”, concluiu o prefeito.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: