O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de três dias no município em razão do falecimento do Papa Francisco. A medida foi formalizada por meio do Decreto nº 178/2025, publicado nesta data.
Apucarana, que é sede de uma das mais importantes dioceses do Paraná, recebeu recentemente uma honraria histórica da Igreja Católica: a elevação da Catedral Nossa Senhora de Lourdes ao título de Basílica Menor, ato realizado através de decreto do próprio Papa Francisco.
“Nossa cidade é formada por um povo de fé, que nessa data sente a perda de um Papa que deixou uma importante marca ao decidir pela elevação da Catedral de Apucarana a Basílica Menor, tornando ainda mais relevante nossa Diocese. Ele foi alguém que demonstrou humildade e bondade, inspirando não só católicos no mundo todo, mas também milhões de pessoas de diversas nações e religiões. Meu pesar neste momento e desejo de que sua história e exemplos nos iluminem”, declarou o prefeito.
Durante os próximos dias, as bandeiras oficiais em repartições públicas de Apucarana permanecerão hasteadas a meio mastro em sinal de respeito e reverência à memória do pontífice.