Ação do Ministério Público do Paraná investiga corrupção, peculato e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de testagem domiciliar.
O Ministério Público do Paraná (MPPR) deflagrou na manhã desta quinta-feira (9) a Operação Fake Care, que investiga um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos na área da saúde de Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba. O prefeito Marco Marcondes (PSD) foi preso preventivamente por suspeita de integrar uma organização criminosa que teria desviado mais de R$ 10 milhões dos cofres públicos.
A operação foi conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). As investigações apontam que o grupo atuava em contratações direcionadas de empresas responsáveis por serviços de testagem domiciliar e levantamentos estatísticos, utilizando esse esquema para justificar pagamentos superfaturados e o repasse de propinas a servidores de alto escalão.
De acordo com o MPPR, foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva e buscas e apreensões em diversos endereços, incluindo gabinetes na prefeitura, residências e sedes de empresas em Fazenda Rio Grande e Curitiba. Além do prefeito, também foram presos Samuel Antonio da Silva Nunes, Alberto Martins de Faria (auditor do Tribunal de Contas) e Abrilino Fernandes Gomes, conhecido comentarista esportivo Fernando Gomes, sócios de empresas envolvidas nas fraudes.
O Tribunal de Justiça do Paraná determinou ainda o afastamento de quatro servidores públicos e a suspensão de suas funções enquanto as investigações prosseguem. O MP informou que parte do processo corre em sigilo judicial, e novas informações serão divulgadas assim que o sigilo for levantado.
Segundo o órgão, a operação busca desarticular uma rede estruturada de corrupção, que teria desviado recursos destinados ao enfrentamento de demandas de saúde no município. O caso é tratado como uma das maiores ações de combate à corrupção municipal já realizadas na Região Metropolitana de Curitiba.