Nesta fase, as matrículas devem ser feitas presencialmente, nas secretarias das escolas
O período de matrículas presenciais na rede estadual de educação do Paraná encerra nesta sexta-feira (16). A etapa é voltada a estudantes e responsáveis que perderam o prazo regular de matrículas, que foi aberto no final de 2025. Nesta fase, as matrículas devem ser feitas presencialmente, nas secretarias das escolas estaduais.
“Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”, comenta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
A rede estadual de ensino do Paraná atende aproximadamente um milhão de estudantes, distribuídos em mais de 2 mil escolas em todo o Estado. Desse total, 486 são escolas de ensino em tempo integral, 345 funcionam no modelo cívico-militar e 533 são escolas do campo. Já a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é ofertada por meio de 45 cursos técnicos diferentes em 870 escolas estaduais, distribuídas pelos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).
As modalidades de ensino oferecidas e a disponibilidade de vagas também podem ser consultadas junto às secretarias das escolas.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Também se encerra nesta sexta o prazo para matrículas em cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), modalidade que visa facilitar a inserção e a atuação do estudante no mundo do trabalho e no Ensino Superior. O processo de matrícula deve ser presencialmente, na secretaria das escolas ofertantes, mediante apresentação da documentação obrigatória.
Foram abertas até 55 mil vagas para concluintes do Ensino Fundamental que desejam ingressar na Educação Profissional de forma integrada à 1ª série do Ensino Médio. Já a oferta de cursos técnicos subsequentes, conhecida como pós-Médio, soma cerca de 8 mil vagas para estudantes que já concluíram a Educação Básica.
Os mais de 45 cursos gratuitos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica abrangem diferentes áreas do conhecimento – entre eles, Agronegócio, Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Gastronomia, Formação Docente, Inteligência Artificial, Turismo e vários outros.
DOCUMENTOS
Para efetuar matrícula, segundo informa a Secretaria de Estado da Educação (SEED), é necessário apresentar comprovante de residência atualizado; certidão de nascimento ou documento oficial com foto; Registro Geral (RG) para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou maiores de 16 anos; Cadastro de Pessoa Física (CPF) para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017; comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade; além de laudo médico e documento de tutela/guarda, se aplicável.
Já para a rematrícula de alunos que seguirão estudando na mesma escola, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela unidade. Toda documentação entregue presencialmente deve ser digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).