Os serviços essenciais manterão o funcionamento normal por meio de escalas e plantões. Cidadão também poderá recorrer aos serviços online disponíveis no portal da prefeitura

O prefeito Rodolfo Mota decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 31, uma sexta-feira, em razão da celebração do Dia do Servidor Público, comemorado nacionalmente em 28 de outubro. A medida está prevista no Decreto nº 397/2025. De acordo com o documento, o ponto facultativo abrange os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional. Os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança e atendimento emergencial, manterão o funcionamento normal por meio de escalas e plantões organizados por cada secretaria.

O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância da data e reconheceu o papel do funcionalismo no fortalecimento da gestão municipal. “Nosso time de servidores é o coração da Prefeitura. Cada um, em sua função, tem somado forças conosco para enfrentar os desafios e transformar Apucarana. O valor do serviço público está nas pessoas que dedicam seu trabalho diário a cuidar da cidade e das famílias e, celebrar esta data, é reconhecer a contribuição de todos para a construção de uma Apucarana cada vez melhor”, afirmou.

O decreto municipal reforça que os gestores das pastas são responsáveis por garantir a continuidade dos serviços indispensáveis à população, conforme previsto na legislação vigente. “Muitos serviços públicos, como saúde e segurança, são de natureza essencial e por isso não podem sofrer interrupção. Assim como a Defesa Civil, que é de natureza emergencial”, reforçou o prefeito Rodolfo Mota.

Atendimento durante o ponto facultativo – Durante o período do ponto facultativo, o atendimento de urgência e emergência à população será mantido pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que funcionam 24 horas. A Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil também operam normalmente com chamadas pelo telefone 153. O Pronto Atendimento Infantil (PAI), também vai atender normalmente das 7 às 22 horas no dia 31.

Serviços online – O secretário municipal de Gestão Pública, Robson de Souza Cruz, frisa que a Prefeitura de Apucarana oferece uma ampla gama de serviços online disponíveis 24 horas por dia, por meio do site oficial (www.apucarana.pr.gov.br) e do Portal do Cidadão (apucarana.atende.net). “Com isso facilitamos o acesso do cidadão a muitos serviços municipais, agilizando processos e promovendo maior transparência no atendimento público”, frisa Robson.

Entre os principais serviços, destacam-se a emissão de 2ª via de carnê de IPTU, renovação de alvarás, certidões negativas de débitos, simulação de parcelamento de dívidas, consulta de vagas de emprego, ouvidoria eletrônica e acompanhamento de protocolos administrativos, todos acessíveis de forma gratuita e segura diretamente pelo computador ou celular. Para mais informações ou suporte, o cidadão pode entrar em contato via WhatsApp (43) 99626-7658.

 

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