Durante patrulhamento na manhã deste domingo, a equipe da 2ª Companhia do 10º BPM, vinculada ao 2º CRPM, avistou dois veículos transitando pela Rua Flor da Serra. Ao se aproximar, os veículos emparelharam, e foi observado que o condutor de um dos veículos mostrou um objeto que parecia ser uma arma de fogo.
A equipe deu voz de abordagem e solicitou que todos os ocupantes saíssem dos veículos. Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas, ao verificar os veículos, foi localizado um revólver calibre .357 dentro do veículo I/VW Jetta 2.0. O revólver estava municiado com sete munições intactas da marca CBC. Além disso, foram encontradas mais seis munições da mesma marca e calibre no console do veículo, totalizando treze munições intactas.
O condutor do veículo, um homem que se identificou como CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), afirmou que estava a caminho de um clube de tiro para treinamento. Ele apresentou seu Certificado de Registro (CR) e Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), ambos válidos, mas não apresentou a Guia de Trânsito (GT) para a arma.
Diante da falta da guia, foi dada voz de prisão ao homem por porte ilegal de arma de fogo. O outro veículo abordado, um I/VW Golf Highline, estava com o licenciamento obrigatório vencido desde 2022. O condutor pagou o licenciamento no local e apresentou o comprovante, mas o veículo foi notificado pela infração.
O homem preso, juntamente com a arma e as munições apreendidas, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Marilândia do Sul para as devidas providências. Os outros envolvidos foram qualificados e liberados no local.