A Polícia Civil da 17ª Subdivisão de Apucarana participou, nesta terça-feira (10), da operação estadual “Conectividade”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em conjunto com operadoras de telefonia, com o objetivo de combater o comércio ilegal de fios de cobre.

Durante as diligências realizadas na cidade de Apucarana, os agentes de polícia fiscalizaram dois estabelecimentos comerciais e localizaram meia tonelada de fios de cobre, supostamente de origem ilícita. Uma pessoa foi conduzida à Delegacia de Polícia e autuada em flagrante pelo crime de receptação.

O Delegado Chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Dr. Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, detalhou a operação e ressaltou a importância da ação:

“Esta é uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, com a participação das operadoras de telefonia, que montaram inclusive um gabinete de crise em Curitiba para apoiar os órgãos de execução. A operação foi deflagrada em pelo menos 20 cidades no estado e visa combater e reprimir o comércio ilegal de fios de cobre. Em Apucarana, nós fiscalizamos quatro estabelecimentos, e em dois deles localizamos cobre já queimado, indicando a procedência ilegal dos materiais. O proprietário foi autuado pela prática de receptação qualificada, e as investigações continuarão para identificar outros envolvidos.”

Dr. Marcus também destacou o impacto negativo do roubo de fios de cobre para a população:

“Esses crimes prejudicam profundamente a cidade de Apucarana, causando interrupções em serviços essenciais como internet, telefonia e até no funcionamento de escolas. Muitos comerciantes adquirem esses materiais, cientes de que são produtos de roubo, praticando, assim, o crime de receptação, que prevê penas de dois a oito anos de reclusão, dependendo da gravidade do caso.”

A operação “Conectividade” se estende por diversas cidades do Paraná e visa desmantelar redes de receptação de materiais roubados, com o objetivo de proteger os serviços essenciais e garantir o funcionamento adequado das infraestruturas públicas.

As investigações continuarão nos próximos dias, e novas ações serão realizadas em estabelecimentos suspeitos de envolvimento no comércio ilegal de cobre. A Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública reforçam a importância da colaboração da sociedade, que pode ajudar denunciando atividades suspeitas que envolvam o comércio desses materiais.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: