Uma ação conjunta da equipe P2 da Polícia Militar e da Guarda Municipal resultou na apreensão de diversos veículos de carga com indícios de adulteração na cidade de Arapongas. A ocorrência foi registrada na segunda-feira (02/02), após o recebimento de informações sobre um semi-reboque roubado no estado de São Paulo.
Segundo a Polícia Militar, a equipe P2 recebeu informações de que um semi-reboque roubado em 15 de agosto de 2025, na cidade de Presidente Prudente (SP), estaria escondido em Arapongas. O veículo, que na época do crime estava carregado com carne, estaria com placas trocadas e sinais identificadores remarcados para dificultar a identificação.
Diante das informações, houve o compartilhamento dos dados com a Guarda Municipal, o que possibilitou a localização do possível local onde o semi-reboque estaria armazenado. O veículo foi encontrado no pátio de um posto de combustíveis localizado às margens da rodovia PR-444.
No local, policiais militares e agentes da Guarda Municipal realizaram a checagem dos sinais identificadores do semi-reboque, sendo constatados diversos indícios de adulteração. Entre eles, chassi com soldas incompatíveis com o padrão original e peças com lotes de fabricação do ano de 2025, o que não condiz com o ano de fabricação da carreta, que seria 2021.
Durante a continuidade das verificações, as equipes constataram que outros semi-reboques que estavam no mesmo local também apresentavam sinais semelhantes de adulteração, como marcas de lixamento no chassi, pintura divergente da original e soldas no entorno do chassi diferentes do restante da estrutura.
Diante da situação, foram adotados os procedimentos legais para a apreensão dos veículos, que agora serão submetidos à perícia técnica para confirmação das irregularidades e identificação de possíveis crimes relacionados à receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Ao todo, foram apreendidos dois cavalos mecânicos, três carretas e dois semi-reboques do tipo bitrem. O caso segue sob investigação para apurar a origem dos veículos e a possível participação de outras pessoas no esquema.