A tarde desta terça-feira (02) terminou com uma apreensão importante realizada pela Guarda Municipal de Arapongas. Uma equipe que patrulhava a Rua Rouxinol desconfiou de uma motocicleta e decidiu realizar a abordagem, descoberta que revelou adulteração de placa e a condução por um menor de idade.
O inspetor Fechio, da Guarda Municipal, conversou com nossa equipe e detalhou a ocorrência.
“Uma equipe nossa estava patrulhando pela Rouxinol, quando avistou essa motocicleta, o que levantou a suspeita. Na checagem, constava como uma CG 125, daquelas do ano de 86, aquelas mais antiguinhas. Constatou-se que era uma placa da Mercosul e, na verificação numérica dessa placa, levantou a suspeita”, explicou.
Segundo ele, a equipe então procedeu com a abordagem e encontrou o primeiro indício de irregularidade.
“Nessa abordagem, constatou-se que o condutor era menor de idade, 16 anos. O mesmo já relatou para a equipe que havia comprado essa placa pela internet. E na checagem verificou-se que essa motocicleta é uma motocicleta baixada do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Fechio.
Com a confirmação da irregularidade e devido ao fato de o condutor ser adolescente, a Guarda Municipal acionou os responsáveis. Todos foram encaminhados para a 22ª Subdivisão Policial para os procedimentos cabíveis.
Fechio também explicou a diferença que chamou a atenção da equipe na placa Mercosul utilizada no veículo.
“Na placa Mercosul todos têm ciência que há a parte numeral e a parte das iniciais, das letras. Na segunda parte também há numerais e letras. Essa motocicleta estava com uma placa Mercosul, com desenhos idênticos, porém na parte que deveria ter numeral e letra havia apenas numeral. E esse numeral era compatível com uma motocicleta do Rio Grande do Sul. Porém, essa motocicleta é baixada daquele estado, o que levantou a suspeita da equipe”, concluiu.
A motocicleta foi apreendida e permanece à disposição da Polícia Civil. A GM reforça que segue intensificando o patrulhamento e alerta a população para desconfiar de placas adquiridas pela internet, já que muitas vezes são utilizadas para encobrir veículos irregulares ou baixados.
