Imagem por: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná está sob alerta de tempestade nesta sexta-feira (9). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo válidos até às 23h59, indicando a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e até queda de granizo em todas as regiões do estado.

De acordo com o Inmet, o alerta abrange todo o território paranaense e aponta para pancadas de chuva que podem chegar a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h. Em áreas do Sudoeste, o volume de chuva pode ser ainda maior, alcançando até 100 milímetros em 24 horas, com rajadas de vento que podem atingir 100 km/h e risco elevado de granizo.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o cenário é provocado pela combinação de calor e umidade, impulsionados por sistemas atmosféricos que atuam fora do território paranaense. Essa condição favorece as chamadas chuvas típicas de verão, que costumam ocorrer de forma rápida, principalmente no período da tarde, e podem vir acompanhadas de raios, vento moderado a forte e granizo.

Ainda conforme o Simepar, um ciclone extratropical deve se formar no país nos próximos dias, mas não deve atingir diretamente o Paraná. Mesmo assim, o fenômeno pode contribuir para a formação de temporais no estado. Além disso, uma frente fria começa a se organizar no fim de semana ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico, influenciando as condições do tempo na região.

No sábado (10), essa frente fria deve se aproximar do Paraná e pode intensificar os temporais. A previsão indica maior severidade das chuvas nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e na Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também pode ser atingido por temporais no final do dia.

A instabilidade segue no domingo (11). A expectativa é de que as chuvas percam força no Oeste e no Sudoeste, mas outras regiões do estado ainda devem registrar pancadas mais intensas, especialmente entre a tarde e a noite.

Os órgãos de meteorologia orientam que a população fique atenta aos alertas, evite áreas abertas durante tempestades, não se abrigue debaixo de árvores e redobre os cuidados em caso de ventos fortes e descargas elétricas.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: