A Polícia Civil de Apucarana deu prosseguimento neste sábado (12) à Operação Saturação, parte da Operação Superação, com ações concentradas no período noturno e que resultaram na prisão de dois jovens de 18 anos. A iniciativa, segundo o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, Dr. Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, integra uma força-tarefa voltada ao enfrentamento da criminalidade violenta, em especial os homicídios, e ao combate direto ao tráfico de drogas na cidade.
Dr. Marcus detalhou o objetivo da operação e os resultados obtidos. “Na quinta-feira passada, a Polícia Civil reiniciou os trabalhos de saturação aqui na cidade de Apucarana, realizando em apoio às demais instituições de segurança pública o trabalho de policiamento ostensivo, policiamento preventivo, com a finalidade de reduzir as ocorrências letais ocorridas na nossa cidade. E, óbvio, somado a isso, durante essa operação saturação, a polícia aproveita também para levantar informações, realizar investigações, intimar pessoas e, sobretudo, autuar em flagrantes pessoas que estejam em situação de flagrante de delito.”
Durante o patrulhamento realizado no bairro Michel Soni, em um local já conhecido pelas autoridades como ponto de tráfico de drogas — popularmente chamado de CDD — os policiais abordaram um jovem em atitude suspeita.
“Foi exatamente o que ocorreu nesse sábado, durante o patrulhamento realizado ali no bairro Michel Soni, um local conhecido como CDD, onde já é conhecido ali a prática do crime de tráfico de drogas, e durante o patrulhamento foi abordado um jovem de 18 anos de idade, e que estava com bastante droga no bolso, tinha umas pedras de crack com ele, alguns eppendorfs com cocaína também, em situação clássica, bem característica, de que estaria traficando naquele local, como já é de conhecimento da polícia”, relatou o delegado.
O rapaz foi imediatamente encaminhado à delegacia. “Realizamos a abordagem, localizamos a droga com ele e conduzimos aqui para a delegacia, onde ele foi autuado em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas”, acrescentou.
Ainda durante a mesma noite, outra prisão foi efetuada. “No mesmo dia, no sábado, no período noturno, na ocasião também, durante a operação de saturação, quando as equipes estavam na rua fazendo esse policiamento ostensivo preventivo, foi abordado um indivíduo em atitude plenamente suspeita ali no Sumatra. Constatou que esse indivíduo já tinha passagem pela polícia pela prática do crime de tráfico de drogas, e embora com 18 anos de idade, já possui diversas passagens, inclusive pela prática do crime de tráfico de drogas.”
Além disso, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. “Em consulta à sua identificação, constatou-se também que ele tinha um mandado de prisão expedido em seu desfavor. Diante desse mandado de prisão expedido, esse indivíduo também foi preso, encaminhado à polícia penal, ao DEPEN aqui da cidade de Apucarana”, explicou o delegado.
A Operação Saturação continuará ocorrendo nos próximos dias, como ressaltou Dr. Marcus. “A operação saturação, como eu falei, ela tem essa finalidade de princípio, a finalidade primordial de evitar a prática de ocorrências letais. Ela é realizada também pela Polícia Militar. Nós estamos buscando também realizar operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Militar e até a Guarda Civil Municipal aqui da cidade de Apucarana, para trazer segurança à população de Apucarana, evitando, prevenindo a prática dessas ocorrências letais.”
Além do patrulhamento ostensivo e preventivo, a Polícia Civil também aproveita a mobilização para cumprir seu papel de polícia judiciária. “Mas, para a Polícia Civil, a gente aproveita também para desempenhar também esse trabalho de polícia judiciária. Inclusive, durante a saturação, nós damos cumprimento a mandados de prisão de pessoas que estão foragidas. Então, a gente trabalha também com essa finalidade.”
Outras ações integradas também foram realizadas no sábado. “Durante a saturação, a gente faz o policiamento preventivo, ostensivo. Nós intimamos pessoas, realizamos oitivas, cumprimos mandados de busca. Inclusive, isso aconteceu nesse sábado. Nós tínhamos uma ordem judicial também para cumprir o mandado de busca e apreensão. Esse mandado foi cumprido também no sábado, durante a operação saturação”, finalizou o delegado.
A Operação Saturação é mais uma frente de atuação da Polícia Civil com apoio das demais forças de segurança, demonstrando o esforço conjunto para aumentar a segurança em Apucarana e enfraquecer a ação do crime organizado.