Na manhã desta quarta-feira, foi deflagrada a fase ostensiva da “OPERAÇÃO GLYCINE (nome científico da Soja)”, em São João do Ivaí/PR, após 1 (um) ano e meio de investigação, em que foram realizadas diversas medidas investigativas para Apurar e Comprovar a prática dos Crimes de Furto Qualificado e Estelionato, cometido em face da COAMO, Entreposto principal de São João do Ivaí/PR, por funcionários, ex-funcionários, cooperados e não cooperados, além de investigar o envolvimento e participação de outras empresas no recebimento de cargas de soja desviadas e furtadas da COAMO.
Também, Apura-se o Crime de Receptação Qualificada, Associação Criminosa e Lavagem de Dinheiro. A investigação iniciou-se após a Entrega de Documentos produzidos pela COAMO, mediante Auditoria.
A Operação “GLYCINE” está em fase final de investigação, sendo nesta data, cumprido 5 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão em São João do Ivaí/PR, em que se apreendeu Celulares dos Alvos, Documentos referentes ao Patrimônio dos envolvidos, arrecadado, possivelmente, com Dinheiro ilícito proveniente da prática dos Crimes que estão em Apuração, além de contar com a apreensão de veículos automotores, como medida assecuratória.
Nesta semana, todos os envolvidos serão cientificados da presente Investigação, da existência deste procedimento investigativo que corria em sigilo absoluto, agendando-se as oitivas e interrogatórios que acontecerão nos próximos dias.
Esta deflagração da Operação e do cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão contou com o apoio e a participação de mais de 25 (vinte e cinco) Policiais Civis da 17ª SDP de Apucarana/PR (Apucarana, Ivaiporã/PR e São João do Ivaí/PR), bem como com a participação do ilustríssimo Promotor de Justiça da Comarca de São João do Ivaí/PR, Doutor Edson Scolari e também de sua Equipe, demonstrando-se a integração das Forças de Segurança nesta Comarca.
A Investigação apurou como prejuízo financeiro para a COAMO e também na forma de enriquecimento ilícito dos Suspeitos, o montante de cerca de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).