Imagem por: Canal 38

Na manhã desta sexta-feira (31), oficiais da Polícia Militar de diversas cidades do norte do Paraná se reuniram na sede da OAB de Apucarana para um importante encontro de instruções e alinhamento estratégico no combate ao crime organizado.

A reunião contou com a presença do Comando de Missões Especiais, de Curitiba, e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), além de oficiais do 2º e 3º Comandos Regionais.

O Tenente-Coronel Saldanha, Subcomandante Regional da Polícia Militar de Londrina, destacou a relevância do evento e explicou o propósito das instruções realizadas.

“Nós tivemos aqui uma reunião muito produtiva com o Comando de Missões Especiais, sediado em Curitiba, e também com o BOPE, para tratarmos dos planos de defesa territorial das unidades do 2º Comando Regional, com sede em Londrina, que abrange Apucarana, e também do 3º Comando Regional, com sede em Maringá. Esses planos de defesa territorial visam dar à Polícia Militar uma pronta resposta em casos de ocorrências complexas, como o domínio de cidades e o chamado novo cangaço”, explicou o Tenente-Coronel.

Segundo ele, embora esse tipo de crime tenha diminuído nos últimos anos, o preparo da corporação é fundamental para garantir a segurança da população.
“São ocorrências que, em nível de Paraná e de Brasil, estão diminuindo bastante, mas nós precisamos estar prontos para atender e responder com agilidade caso aconteçam em qualquer cidade do nosso estado. Um exemplo foi o caso de Guarapuava, há alguns anos, que exigiu uma grande mobilização policial. Por isso, essas instruções são essenciais”, ressaltou.

Saldanha destacou ainda o investimento contínuo em treinamento e em modernização da estrutura policial.
“A Polícia Militar tem se especializado cada vez mais no atendimento desse tipo de ocorrência, não apenas pelo treinamento dos policiais, mas também pelas ações da Secretaria de Segurança Pública, que tem investido na compra de armamentos e equipamentos. Hoje a PM do Paraná possui uma grande gama de armas longas, de grosso calibre — fuzis 5.56 e 7.62 —, para fazer frente a essas situações complexas”, afirmou.

O Subcomandante também explicou que todos os batalhões sob responsabilidade do 2º Comando Regional de Londrina e do 3º Comando Regional de Maringá participam dessas capacitações. “Essas instruções são fundamentais para manter os batalhões preparados para enfrentar o crime organizado. É responsabilidade de cada comandante de batalhão e de companhia independente manter essas instruções atualizadas junto ao seu efetivo, garantindo que todos saibam agir diante de uma ocorrência de alta complexidade”, detalhou.

Sobre a abrangência do comando, o Tenente-Coronel explicou:
“O 2º Comando Regional de Londrina cobre 89 cidades do norte do Paraná. O Batalhão de Apucarana faz parte desse comando, que vai desde Ivaiporã até Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina e Rolândia. É uma área extensa e bastante complexa.”

Durante o encontro, oficiais do BOPE também participaram das orientações e da atualização dos planos de defesa territorial. “Eles vieram junto com o Comando de Missões Especiais para dar um norte e atualizar essas estratégias. A Polícia Militar está se aperfeiçoando constantemente para enfrentar o crime, não só no aspecto humano e pedagógico, mas também na parte de materiais e armamentos”, completou Saldanha.

O Subcomandante encerrou destacando os avanços tecnológicos e os investimentos do Governo do Estado em segurança pública.
“O governo do Paraná tem adquirido novas viaturas e armamentos. Hoje, por exemplo, verificamos ações realizadas com drones equipados com câmeras termais, que possibilitaram localizar marginais em meio à mata durante a madrugada. Todos esses investimentos têm contribuído muito para reforçar a segurança pública e a eficiência da Polícia Militar em todo o estado”, concluiu o Tenente-Coronel Saldanha.

O encontro aconteceu nesta sexta-feira (31), na sede da OAB, em Apucarana.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: