Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

O Núcleo Regional de Educação de Apucarana, em parceria com o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, prestou homenagem nesta quinta-feira (18) ao 1º Sargento Matichen, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à corporação, por ocasião de sua passagem para a reserva remunerada. A cerimônia foi realizada no NRE de Apucarana e reuniu autoridades, educadores, policiais e familiares.

O sargento Matichen relembrou sua trajetória:

*”Eu iniciei minha carreira no 10º Batalhão. Trabalhei em vários setores, trânsito, módulo, vários setores. Até mesmo administrativo, plantão de acidente. Depois, com a criação do batalhão de patrulha escolar, acabei vindo para cá. Hoje está em torno de 17 anos que começamos um trabalho. No começo foi um pouco difícil, era uma novidade que estava sendo iniciada, patrulha escolar atendendo a escola, novos modos, com orientações, com palestra, com atendimentos exclusivos. Então daí a gente se engajou nesse trabalho, assumimos, acabei vestindo a camisa e encarando a patrulha escolar, a escola, adotando a escola como uma parceira nossa.

Fizemos um trabalho excelente, às vezes eu encontro alunos hoje e fala: ‘ah, policial, você conversou comigo’, mas aquele conselho às vezes mudou a minha vida. Então, isso me faz sentir bem. Hoje, para mim, é uma mistura de alegria e tristeza, por estar saindo, estar me desligando do trabalho de patrulha escolar. A escola sempre foi a minha vida. Muita consideração para os profissionais da educação, aos senhores da imprensa que também sempre estiveram ali nos ajudando nas orientações, sempre pensando no bem-estar do aluno, na vida do aluno, na segurança. Então, eu falo: a comunidade escolar faz parte da nossa vida, fez parte da minha vida. E eu só tenho que agradecer a comunidade escolar, a Secretaria da Educação, o Núcleo de Apucarana, aos profissionais que trabalharam comigo e que hoje vão continuar trabalhando. Só tenho a agradecer a todos que estiveram ao meu lado e vamos continuar esse trabalho.

A gente está com alguns planos aí, vamos analisar. Tem na área do direito, que é a minha formação, talvez venha trabalhar um pouco nessa área. Tem a questão dos ciclos militares também, que faz parte da nossa vida. Mas eu vou dar uma repensada. A minha ideia é sempre estar servindo a comunidade de uma forma ou de outra, faz parte da minha vida. Só tenho a agradecer às escolas de Apucarana, Jandaia do Sul e Cambira, à população de Apucarana, que sempre contribuiu conosco. Quando a gente pedia para fazer denúncia, trazer os problemas para a gente resolver junto, a gente sentiu muita parceria com a comunidade escolar e com os pais. Foi uma parceria, um trabalho em conjunto.”*

A primeira-tenente Garib, da Polícia Militar de Apucarana, também prestou homenagem ao colega:

*”Nós ficamos tristes com a aposentadoria dele, porque ele contribuiu demais para a patrulha escolar. O batalhão de patrulha escolar comunitária tem 17 anos, e desde o início o sargento Matichen trabalha conosco. Ajudou a estruturar o batalhão, ajudou no trabalho de ganhar a confiança das escolas, porque no início o pessoal da educação não entendia muito bem o nosso trabalho, tinha aquela impressão de que a polícia deveria estar longe das escolas e não dentro das escolas.

Então ele participou de tudo isso, ganhou a confiança da comunidade escolar e tem feito um trabalho excelente até então. A gente fica triste, mas ao mesmo tempo fica feliz, porque sabe que agora ele vai poder aproveitar a vida depois de 35 anos de trabalho árduo. Poder curtir um pouquinho também é importante, e desejamos muita felicidade para essa nova etapa da vida dele.”*

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Wladimir Barbosa, destacou a trajetória de Matichen e sua contribuição para a comunidade escolar:

*”É um momento bacana, 35 anos na Polícia Militar e 17 anos na Patrulha Escolar. Ele foi pioneiro da Patrulha Escolar, um dos primeiros a trabalhar com a patrulha, o que faz um trabalho brilhante à frente das nossas escolas. Hoje, em Apucarana, são 18 escolas atendidas pela Patrulha Escolar; em Jandaia do Sul, seis escolas; e em Cambira, duas escolas. Então, é um trabalho muito bem feito pelo batalhão da Patrulha Escolar de Apucarana.

E o Matichen, uma pessoa incrível, que esteve sempre à frente disso. Hoje, graças a Deus, é tão bom conseguir se aposentar. Muita gente não consegue, e ele está se aposentando. Futuramente, se Deus quiser, ele vai trabalhar nas nossas escolas como militar, nas escolas cívico-militares do nosso núcleo.”*

A solenidade marcou não apenas a despedida de um policial que dedicou sua vida à educação e à segurança dos estudantes, mas também o reconhecimento público de sua dedicação e legado junto à comunidade escolar.

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: