Imagem por: André Garcia/Canal 38

Uma equipe da Guarda Ambiental de Arapongas foi acionada no domingo (12), para atender a uma denúncia de criação irregular de pássaros silvestres no Jardim Colúmbia. Segundo o coordenador do grupamento, Emerson, uma gaiola com um alçapão foi encontrada em frente a uma residência. Apesar das buscas realizadas no momento, o responsável pelo local não foi localizado.

Já nesta segunda-feira (13), após monitoramento e coleta de novas informações, o grupo de defesa ambiental constatou que a residência possuía diversas gaiolas com pássaros silvestres. Emerson relatou que o responsável pela propriedade não apresentou a documentação exigida por lei para manter essas aves, o que levou à sua condução para a 22ª Subdivisão Policial, onde será responsabilizado criminalmente.

“No local, foram identificados três coleirinhas e um tico-tico-rei mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental. A falta de licença do Ibama configura crime ambiental, conforme a Lei 9.605, e foi emitido um auto de infração no valor de mais de R$ 6 mil. Reforçamos que a criação de pássaros silvestres sem autorização é proibida, e orientamos que quem possui esses animais faça a entrega voluntária para evitar penalizações administrativas e criminais”, destacou Emerson.

Ele também comentou que as condições de higiene das gaiolas eram insatisfatórias, mas a principal irregularidade era a ausência de registro legal. O coordenador reforçou a importância das denúncias para combater crimes ambientais e proteger os animais e o meio ambiente.

“Qualquer pessoa que tenha conhecimento de infrações ambientais pode fazer a denúncia. Isso pode ser feito presencialmente no protocolo da prefeitura, por canais digitais ou diretamente ao órgão ambiental. Nosso trabalho é atuar em parceria com a população para garantir o bem-estar dos animais e da sociedade”, concluiu Emerson.

A Guarda Ambiental segue trabalhando para coibir práticas ilegais e incentivar a conscientização da comunidade sobre a preservação da fauna.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: