Durante um patrulhamento neste sábado (08), no Centro Social Urbano, a equipe de motos da Guarda Municipal de Arapongas foi acionada via rádio para atender a uma ocorrência de tentativa de fuga de um motociclista. A ação terminou com a abordagem do condutor e a apreensão da moto no pátio da 7ª Companhia da Polícia Militar.
O GM Semitan relatou os detalhes da operação:
“Nossa equipe recebeu a informação de que uma motocicleta estava tentando fugir de uma das nossas viaturas diárias, a RPA. Ao nos deslocarmos até o endereço informado, próximo à Praça do Cemitério, conseguimos visualizar o veículo. Entramos no cemitério e, logo em seguida, conseguimos abordar o motociclista na Rua Pica-Pau. No momento da abordagem, não houve resistência, e verificamos que a moto apresentava pendências administrativas. Assim, realizamos os procedimentos legais e encaminhamos o veículo para o pátio da 7ª Companhia.”
O guarda municipal aproveitou para deixar um alerta à população sobre os riscos de tentar fugir de abordagens:
“Não é recomendado fugir da equipe. Além de cometer o crime de desobediência e direção perigosa, há riscos para pedestres, motoristas e até para quem está fugindo. O ideal é que, ao ser abordado, o condutor pare o veículo e acate todas as ordens dos agentes, que são ordens legais. A abordagem é um procedimento padrão, sem distinção de idade, cor ou status social. Atrás do uniforme, também somos seres humanos e buscamos resolver tudo com diálogo.”
Por fim, Semitan reforçou que a Guarda Municipal de Arapongas está bem treinada para lidar com situações como essa.
“Nossa equipe passa por treinamentos constantes para agir com eficiência e evitar que a situação se agrave. No caso de hoje, a tentativa de fuga durou apenas 100 metros, mas há casos que se prolongam e aumentam os riscos. O importante é que estamos preparados para qualquer eventualidade.”
A Guarda Municipal segue atuando na segurança da população e orienta os condutores a respeitarem as abordagens para evitar consequências mais graves.