População pôde conferir de perto equipamentos, viaturas e materiais usados no dia a dia das corporações, além de receber folders educativos e orientações sobre direção segura
A Praça Rui Barbosa foi transformada, no sábado (20/09), em espaço de conscientização para um trânsito mais humano e seguro. Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito 2025, que traz o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”, a Prefeitura de Apucarana promoveu a Mostra das Forças de Segurança Pública e Salvamento. A população pôde conferir de perto equipamentos, viaturas e materiais usados no dia a dia das corporações, além de receber folders educativos e orientações sobre direção segura.
O prefeito Rodolfo Mota destacou que a ação busca aproximar a comunidade das forças de segurança e reforçar a educação para um trânsito mais humano. Ele lembrou que a mostra é parte de uma série de atividades iniciadas no dia 18 e que seguem até 25 de setembro, com palestras em empresas e aulas práticas de educação no trânsito em escolas municipais.
O secretário de Segurança Pública, major Vilson Laurentino da Silva, informou que foram montadas barracas na praça, reunindo a Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito, 15ª Circunscrição Regional de Trânsito de Apucarana (Ciretran), 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e 11º Batalhão de Bombeiro Militar do Paraná (11º BBM). O público pôde ver de perto os equipamentos de salvamento, viaturas, uniformes e até realizar testes etilométricos, entendendo na prática como funciona o bafômetro e qual é o limite que caracteriza crime de trânsito.
Segundo o secretário, o evento também teve um momento de integração com a mobilização alusiva ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, que aconteceu paralelamente na praça. Em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, cadeiras de rodas foram colocadas nas vagas comuns de estacionamento. Junto, foram colocados cartazes contendo frases como “só fui pegar uma coisinha”, “já volto” e “calma, é rapidinho.” A ação provocou reflexão sobre o uso indevido das vagas especiais e buscou estimular a empatia dos motoristas.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38