Imagem por: Lucas Leal/Canal38

A segunda-feira (17) começou com indignação no bairro João Paulo, em Apucarana. Moradores da Rua Rio dos Patos enfrentam a interrupção no fornecimento de água e a necessidade urgente de desligamento da rede elétrica para permitir a poda e o abate de uma árvore que ameaça cair. A situação se agravou após uma cratera se abrir na via, resultando na queda de outra árvore dentro da rede pluvial.

Equipes do Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Sanepar e Prefeitura estiveram no local desde cedo para tentar conter os danos e restabelecer os serviços. No entanto, a falta de atendimento imediato por parte da Copel tem atrasado todo o trabalho.

Vereador Pablo da Segurança critica a demora e cobra providências

Presente no local, o vereador Pablo da Segurança relatou a preocupação com o risco iminente e cobrou uma resposta urgente da concessionária de energia.

“Estamos aqui desde as primeiras horas de hoje, na segunda-feira, para tentar solucionar esse problema na Rua Rio dos Patos, um local muito movimentado, principalmente pelos empresários que dependem dessa via. Fizemos contato com o Meio Ambiente, Secretaria de Obras, prefeito, e todos estão aqui tentando ajudar. Mas, infelizmente, temos essa decepção mais uma vez com a Copel”, afirmou.

Segundo o vereador, o desligamento da rede elétrica é indispensável para que a poda seja realizada com segurança. “Ligamos para a Copel, acabei de pedir para um assessor meu acionar o Ministério Público para também intermediar, porque sem o desligamento da energia não conseguimos fazer o abate da árvore que está prestes a cair. Uma já caiu hoje cedo, por causa das chuvas, e a outra precisa ser retirada para evitar um acidente.”

Pablo da Segurança destacou que, além da energia, o rompimento provocado pela queda da árvore atingiu a rede da Sanepar. “A equipe da Sanepar está toda aqui ajudando. O Jacovassi, muito solícito, enviou o pessoal rapidamente. Mas seguimos com o problema da Copel. Dias atrás chamamos a Copel na Câmara Municipal para pedir mais apoio, mas, infelizmente, não temos resposta.”

O vereador também alertou para o risco aos trabalhadores que estão na área. “Com a rede ligada, é um risco muito grande para a população e para os profissionais que estão aqui. Não podemos fazer a poda assim. E, sem fazer o abate da árvore, também não tem como religar a água para os moradores do João Paulo.”

Pedido direto à Copel

Pablo reforçou que a situação é de extrema urgência. “É um serviço de plena emergência. Se a Copel desligar a energia por 30 minutos, o Meio Ambiente consegue fazer o trabalho e já devolvemos a água para o povo que tanto precisa. Peço para a equipe da Copel vir até o João Paulo, na Rio dos Patos, e realizar esse desligamento.”

Enquanto o serviço não é autorizado, moradores seguem revoltados e sem previsão de normalização do abastecimento. As equipes municipais permanecem no local monitorando o risco de novos desmoronamentos.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: