Imagem por: Caio Andrade/Canal 38

Comandante da ROMU, GM De Souza, detalha a ocorrência

Nesta terça-feira (07), uma operação realizada pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) resultou na apreensão de um menor de 15 anos envolvido com o tráfico de drogas no Jardim Araucária, zona norte de Arapongas. O comandante GM De Souza forneceu detalhes sobre a ação:

“Estávamos realizando uma saturação na região quando avistamos um menor de idade que, ao notar a presença da viatura, demonstrou nervosismo e tentou se evadir de forma brusca com sua bicicleta. Diante do comportamento suspeito, realizamos a abordagem e, durante a busca pessoal, encontramos com ele duas porções de maconha, totalizando quase 20 gramas. Ao ser questionado, ele confessou que a droga era para venda, alegando que precisava ajudar sua família.”

Ainda segundo o comandante, o menor inicialmente negou ter mais entorpecentes em casa, mas logo admitiu e conduziu os agentes até sua residência. “Fomos até o local indicado, onde o padrasto nos recebeu e autorizou a entrada. Lá, localizamos mais 11 pedras de crack embaladas para venda, além de outras duas porções de maconha”, explicou GM De Souza.

O menor já era conhecido das autoridades por envolvimento em crimes. “Apesar da pouca idade, ele já possui passagens anteriores, inclusive foi encaminhado dias atrás pela Polícia Militar também por tráfico. Isso reflete um problema crescente: traficantes maiores estão aliciando menores para cometerem o crime, sabendo que as punições são mais brandas. Eles oferecem algo pequeno, como um lanche ou refrigerante, enquanto esses jovens ficam expostos e se tornam manipulados pelo tráfico”, alertou o comandante.

A mãe do menor foi chamada no local de trabalho para acompanhar o filho até a delegacia, e segundo GM De Souza, a situação ilustra o impacto social do envolvimento com o tráfico. “A mãe teve que deixar o trabalho, e isso pode custar seu emprego. É uma realidade dura, que afeta toda a família. O menor disse estar vendendo drogas para ajudar a casa, mas a verdade é que ele está ali por escolha própria, fora da escola, caminhando para um futuro incerto e perigoso.”

O comandante ressaltou ainda a importância da denúncia da comunidade para combater o tráfico. “Recebemos informações importantes através do 153, com relatos da própria população, que nos ajuda muito, mesmo com o medo de represálias. Estamos aqui para combater esse mal e tirar essas drogas de circulação”, concluiu.

O caso foi encaminhado à 22ª 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: