Na manhã desta terça-feira (20/08), a Polícia Civil de Apucarana, em uma ação coordenada pela 17ª Subdivisão Policial (SDP), cumpriu 27 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão preventiva. A operação, que envolveu cerca de 140 policiais civis e contou com o apoio de um helicóptero, ocorreu em Apucarana e nas cidades de Arapongas, Marilândia do Sul, Califórnia, Mauá da Serra e Uberlândia/MG.
A ação é parte de uma investigação que apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo. Durante as investigações, foi identificado um núcleo distribuidor de drogas e armas em Apucarana, com as substâncias sendo provenientes de países como Peru e Bolívia. Foram apreendidas grandes quantidades de maconha, cocaína, crack, drogas sintéticas, além de armas de fogo.
Os 18 indivíduos presos durante a operação foram transferidos para a Cadeia Pública de Apucarana. O Delegado Adjunto André Garcia, responsável pela operação, afirmou que as investigações continuarão. A operação também envolveu o uso de cães farejadores e a aeronave da Polícia Civil.
Além disso, a Polícia Civil apreendeu um veículo Chevrolet Cruze, supostamente ligado a uma organização criminosa. As ações ocorreram em bairros como Núcleo Habitacional João Paulo, Jardim Ponta Grossa e Vila Regina. Os detalhes da operação serão divulgados em uma coletiva de imprensa marcada para as 14h de hoje pelo Delegado Chefe da 17ª SDP, Dr. Marcus Felipe. A operação segue em andamento, com novas ações previstas ao longo do dia.