Maior prova off-road da América Latina começa neste sábado, em Goiás, e passará por cidades da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

O piloto apucaranense Otávio Enz, conhecido como Marreco, será um dos representantes do Paraná na 33ª edição do Rally dos Sertões, que começa neste sábado (26) em Goiânia (GO). A competição, considerada a maior prova off-road da América Latina, vai até 3 de agosto e atravessará mais de 3.480 quilômetros, sendo 2.215 km de trechos cronometrados, passando por cinco estados brasileiros.

Neste ano, a chegada será inédita: o encerramento acontece pela primeira vez na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), marcando a primeira final em um cenário litorâneo.

Marreco terá como navegador o paulista Sidinei Broering. “Comecei a competir com o Sidão no fim da temporada 2024 da MIT CUP. Seguimos juntos neste ano porque a parceria vem dando bons resultados”, explica o piloto, que atualmente lidera a categoria na MIT CUP.

Para o Rally dos Sertões 2025, Marreco competirá na categoria Diesel. “É um carro novo, que já usamos em quatro etapas do Sertões 2024. Fizemos vários ajustes e estamos confiantes. Graças ao apoio dos patrocinadores Proesporte e Mobifacil, tivemos uma ótima pré-temporada e conseguimos correr com dois veículos: um dedicado à MIT e outro exclusivo para os Sertões”, destaca.

O piloto já acumula importantes resultados na competição, com dois vice-campeonatos (2020 e 2021) e dois terceiros lugares após a pandemia. “Agora, estamos focados na conquista do lugar mais alto no pódio”, afirma.

Percurso desafiante e impacto regional
Com largada em Goiânia, o percurso deste ano atravessa cidades estratégicas do interior e do litoral nordestino, gerando impacto turístico e econômico nas regiões por onde passa. A competição reúne motos, carros, UTVs e quadriciclos, além de movimentar uma caravana com mais de 2 mil pessoas, entre pilotos, equipes de apoio e visitantes.

Confira o cronograma das etapas:
Etapa Data Trajeto Observações
Prólogo 26/jul Goiânia (GO) Largada oficial
1 27/jul Goiânia (GO) → Unaí (MG) Entrada no Nordeste
2 28/jul Unaí (MG) → Januária (MG) Rota de retomada histórica
3 29/jul Januária (MG) → Bom Jesus da Lapa (BA) Transição para a Bahia
4 30/jul Bom Jesus da Lapa (BA) → Xique-Xique (BA) Etapa maratona
5 31/jul Xique-Xique (BA) → Petrolina (PE) Travessia entre regiões
6 01/ago Petrolina (PE) → Delmiro Gouveia (AL) Do sertão ao interior alagoano
7 02/ago Delmiro Gouveia (AL) → Marechal Deodoro (AL) Chegada ao litoral
8 03/ago Barra de São Miguel / Praia do Francês (AL) Final litorâneo inédito
O trajeto atravessa paisagens contrastantes, passando por cidades como Bom Jesus da Lapa, Xique-Xique, Petrolina e Delmiro Gouveia, até chegar ao litoral alagoano.

“O desafio este ano será ainda maior. Teremos terrenos variados, com cascalho, areia, piçarra, serras e trilhas técnicas. Da largada em Goiânia até a chegada histórica na Praia do Francês, muita coisa pode acontecer”, diz Marreco. “Estou muito feliz com o Sidão e toda a equipe. E, mais uma vez, representar Apucarana, o meu querido Pirapó, torna tudo ainda mais especial”, conclui Marreco.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: