A derrubada do projeto que ampliava a publicidade dos processos licitatórios em Apucarana acendeu o debate sobre transparência e participação de empresas locais nas contratações públicas.

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (02), o vereador Lucas Leugi criticou duramente a base governista e questionou o posicionamento do Executivo municipal após a rejeição da proposta. Segundo ele, o objetivo do projeto era simples: dar mais visibilidade às licitações, fortalecer a imprensa local e incentivar a participação de empresários apucaranenses.

De acordo com o parlamentar, em 2025, 42 novas empresas venceram licitações no município, muitas delas — segundo ele — sem histórico anterior de participação em processos licitatórios na cidade. Leugi afirmou ter percorrido Maringá e região metropolitana para verificar informações sobre fornecedores que passaram a prestar serviços à prefeitura.

“Intitulei isso de ‘República de Maringá’. O dinheiro do contribuinte precisa circular aqui”, declarou.

O vereador também afirmou que aproximadamente R$ 34 milhões teriam sido destinados, no último ano, a empresas de fora do município. Ele relatou ainda ter visitado um endereço cadastrado como fornecedor da prefeitura e encontrado apenas uma residência no local.

“Isso precisa ser questionado”, afirmou.

Canal “Licita Apucarana”

Em resposta às críticas de que apenas apontava problemas sem apresentar alternativas, Leugi criou o canal “Licita Apucarana”, com a proposta de orientar empresários locais sobre como participar de processos licitatórios.

Segundo ele, a proposta rejeitada previa ampliar a divulgação oficial dos editais por meio da imprensa local, garantindo que mais empresas tivessem acesso às informações.

“O projeto daria mais publicidade para rádio, TV e jornal escrito, além de fortalecer quem gera emprego e renda na cidade”, disse.

Questionamentos ao Executivo

Após a votação contrária ao projeto, o vereador levantou questionamentos diretos ao prefeito.

“Cabe saber por que o prefeito pediu para que essa lei fosse derrubada. O que será que quer esconder?”, indagou.

A proposta foi rejeitada pela maioria dos vereadores da base governista. Até o momento, o Executivo não apresentou justificativa pública detalhada sobre os motivos para ser contrário à ampliação da publicidade dos processos.

Debate deve continuar

O tema deve continuar gerando discussões na Câmara Municipal, principalmente diante das declarações envolvendo valores milionários e questionamentos sobre fornecedores.

Leugi encerrou sua fala afirmando que seguirá defendendo maior transparência e participação das empresas locais nas contratações públicas.

“Quem faz o juízo de valor é a população”, concluiu.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: