Uma equipe da Polícia Militar de Apucarana foi acionada via COPOM na tarde de quarta-feira (14), para verificar uma denúncia de possível tráfico de drogas envolvendo menores de idade nas proximidades de uma praça localizada perto de um colégio estadual, na rua Osório Ribas de Paula no centro da cidade.
Ao chegarem ao local indicado, os policiais flagraram um jovem entregando um cigarro a uma adolescente. A equipe realizou a abordagem e, durante revista pessoal nos presentes, localizou no bolso de um dos indivíduos resquícios de maconha. Na sequência, ao revistar a mochila do mesmo suspeito, de 18 anos, os policiais encontraram um pacote contendo 19 gramas de maconha.
Questionado sobre o entorpecente, ele assumiu a posse e disse que estava apenas fazendo uso no local. Já a adolescente, de 16 anos, confirmou ter fumado a substância junto com o namorado. Ela também afirmou que o cigarro havia sido entregue por ele momentos antes da chegada da equipe.
Os demais indivíduos que estavam na praça foram revistados, não portavam ilícitos e foram liberados após orientação.
Diante da situação, o acusado recebeu voz de prisão e foi algemado conforme súmula vinculante nº 11 do STF. Ele foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial de Apucarana no compartimento do camburão. Já a menor foi levada separadamente no banco traseiro de outra viatura, por não oferecer risco de fuga ou à segurança da equipe.
O Conselho Tutelar foi acionado e uma conselheira acompanhou a situação para garantir os procedimentos legais quanto à menor envolvida.
A droga, totalizando 19 gramas de maconha, foi apreendida e apresentada na delegacia para os procedimentos cabíveis.