O canoísta brasileiro Isaquias Queiroz brilhou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar a medalha de prata na categoria C1 1000 metros. Com essa conquista, Isaquias chega a sua quinta medalha olímpica, igualando-se aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, e ficando atrás apenas da ginasta Rebeca Andrade, que possui seis medalhas.

No Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, Isaquias protagonizou uma recuperação impressionante. Após iniciar a corrida na quinta posição, a mais de 2 segundos do líder, ele conseguiu um sprint histórico nos últimos 250 metros para terminar em segundo lugar. O ouro foi para Martin Fuksa, da República Tcheca, com a melhor marca olímpica de todos os tempos (3m43s16), e o bronze ficou com Serghei Tarnovschi, da Moldávia.

Durante a prova, Isaquias estava em quarto lugar na metade da corrida e conseguiu reduzir a diferença para os líderes, fechando a prova com um tempo de 3m44s33. O alemão Sebastian Brendel, um dos favoritos, cometeu um erro estratégico e terminou na última colocação.

Além da prata em Paris, Isaquias já conquistou ouro no C1 1000m em Tóquio 2020; prata no C1 1000m e no C2 500m na Rio 2016; e bronze no C1 200m. Sua origem em Ubaitaba (BA), cujo nome tupi-guarani significa “cidade das canoas”, reforça seu vínculo com o esporte.

Edição: Valéria Aguiar

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: