Uma equipe da ROTAM, durante patrulhamento na Rua Guarapuava, próximo à Praça do Redondo, em Apucarana, deteve um homem por desobediência e desacato na tarde de quarta-feira (04), por volta das 16h56. A ação teve início quando os policiais avistaram o indivíduo, que, ao notar a presença da viatura, colocou algo no bolso e saiu correndo.
Diante da atitude suspeita, a equipe decidiu retornar e abordar o homem, que foi identificado posteriormente. Durante a revista, nada de ilícito foi encontrado, mas o suspeito admitiu que havia jogado uma pequena porção de maconha no chão antes de correr. Durante a abordagem, ele se recusou a seguir as ordens dos policiais, não entrelaçando os dedos atrás da nuca e se negando a olhar para frente e ficar parado, conforme solicitado.
Além da resistência, o homem passou a proferir xingamentos contra a equipe policial, dizendo: “Quem são vocês? Só porque estão fardados acham que podem fazer tudo. Eu tenho parente na polícia, não sou obrigado a passar nenhuma informação para vocês.” Ele continuou desacatando os policiais, desafiando-os a não relarem nele.
Diante da resistência e das ofensas, foi necessário o uso moderado da força para imobilizá-lo e efetuar o algemamento. O homem foi encaminhado ao Cartório para a lavratura de um termo circunstanciado por desobediência e desacato às autoridades. O homem poderá responder pelos crimes de desobediência e desacato.