Na madrugada desta quinta-feira (03), um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de colchões localizada na Avenida Maracanã, em Arapongas. O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente por volta das 4h40 da manhã, após populares relatarem que as chamas já ultrapassavam o telhado da empresa. A Defesa Civil compareceu ao local para prestar apoio.
O Subtenente Leal, do Corpo de Bombeiros de Arapongas, forneceu detalhes da ocorrência:
“Exato, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4h40 da manhã, com informações de populares de que estava pegando fogo numa empresa conhecida aqui como Antiga Daron. As chamas já passavam por cima do telhado da empresa.
Foram deslocadas três equipes nossas para o local, com uma guarnição de sete bombeiros militares. Conseguimos adentrar a empresa, tivemos que fazer o arrombamento do portão para ter acesso ao fundo dessa empresa, onde estava concentrado o incêndio, e conseguimos controlar as chamas para que elas não passassem para dois outros barracões dessa mesma empresa.”
Inicialmente, a informação era de que a empresa trabalhava com tecidos, mas logo foi confirmado que se tratava de uma fábrica de colchões. O fogo consumiu cerca de 600 metros quadrados da estrutura total de 1.900 metros quadrados.
“Foram utilizados aproximadamente 10 a 12 mil litros de água no combate ao incêndio. O barracão do meio foi completamente tomado pelas chamas e, inclusive, o teto veio ao solo durante o combate.
Acreditamos que o incêndio começou cerca de 15 a 30 minutos antes de a população perceber as chamas e acionar o Corpo de Bombeiros.”
A fábrica continha tambores de produtos químicos utilizados na fabricação dos colchões, com potencial explosivo. No entanto, segundo o Subtenente Leal, não houve explosão durante o combate ao fogo, e nenhum bombeiro se feriu na operação.
“Aqui a gente deu uma verificada no barracão e não encontramos nenhum funcionário da empresa no local. Felizmente, nenhum bombeiro ficou ferido também.”
O rápido deslocamento das equipes foi essencial para conter o incêndio e evitar danos ainda maiores.
“A gente conseguiu chegar rápido, já que o quartel fica nas proximidades do parque industrial, e isso foi fundamental para combater esse incêndio.”
As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas. O Subtenente Leal afirmou que a perícia deverá ser solicitada pelo proprietário da empresa para apurar o que pode ter dado início ao fogo.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de medidas preventivas contra incêndios e destaca o trabalho ágil das equipes na segurança da população e do patrimônio.