Na tarde desta sexta-feira (10), uma idosa de 77 anos foi socorrida pelo SAMU após se engasgar enquanto almoçava no bairro da Igrejinha, em Apucarana.
A vítima, que possui Alzheimer, foi atendida por equipes de emergência e encaminhada ao hospital para avaliação médica.
A Dra. Vera Lorenzon, médica do SAMU, relatou como o atendimento ocorreu:
“Fomos acionados na unidade avançada para atender um caso de engasgo, e nos informaram que a idosa estava inconsciente. Ao chegarmos no local, percebemos que a família já havia iniciado os primeiros socorros, o que foi essencial. A idosa, portadora de Alzheimer, apresenta dificuldade nesse tipo de situação, e realmente engasgou. No entanto, a família conseguiu desobstruir parcialmente as vias aéreas antes de nossa chegada.
Ela estava consciente e conseguimos verificar que já estava conseguindo tossir. Fizemos os atendimentos necessários, como a administração de oxigênio e posicionamento adequado, e a encaminhamos para o hospital para uma avaliação mais detalhada.
Gostaria de destacar o excelente trabalho realizado por um membro da família, que é dentista. Ele teve a sensibilidade de entender que, pela idade da senhora, algumas manobras poderiam causar fraturas. Essa atitude cuidadosa foi determinante para o desfecho positivo.”
Segundo informações, o engasgo foi causado por batata palha, que acabou entrando na via aérea da idosa. Graças à agilidade da família e ao atendimento rápido do SAMU, ela foi encaminhada ao hospital consciente e em condições estáveis. “Graças a Deus, tudo terminou bem”, finalizou a médica.