Uma mobilização policial no Jardim Diamantina, em Apucarana, na tarde de domingo, ocorreu após uma denúncia envolvendo uma idosa de 75 anos que estaria vivendo em situação de abandono em uma casa localizada nos fundos de uma residência.
Segundo a denunciante, uma mulher de 37 anos, a idosa depende de um concentrador de oxigênio para respirar e estaria sozinha há vários dias. A moradora informou que a senhora havia retornado ao imóvel na sexta-feira, levada por uma sobrinha.
De acordo com relatos, a idosa havia passado cerca de 15 dias internada no Hospital da Providência no mês anterior e, após a alta, foi levada para a casa de um sobrinho de 58 anos, responsável pelos cuidados médicos e despesas. No entanto, o homem sofreu uma lesão há cerca de uma semana e pediu ajuda às demais sobrinhas para continuar cuidando da tia. A responsabilidade teria sido repassada então a outra sobrinha, de 52 anos.
Após várias tentativas, a equipe policial conseguiu contato com essa sobrinha, que compareceu ao local alegando que levava alimentação diariamente para a idosa. O sobrinho responsável pela parte financeira também foi localizado e afirmou acompanhar a situação.
A versão, porém, foi contestada pela denunciante, que afirmou que nenhum parente esteve no local recentemente para prestar assistência à idosa.
Ao final do atendimento, a idosa foi deixada aos cuidados de outra sobrinha, de 57 anos, enquanto o sobrinho de 58 anos e a sobrinha de 52 anos foram encaminhados à Delegacia para esclarecimentos. A vizinha prestou depoimento como testemunha.
Durante toda a ocorrência, a Polícia Militar tentou contato com os órgãos de Assistência Social, conseguindo retorno apenas após a intervenção da oficial CPU, que acionou a Secretaria Municipal.