A Delegacia da Mulher de Arapongas prendeu, na manhã desta quarta-feira (15), um homem acusado de tentar matar a esposa com golpes de faca na noite anterior, terça-feira (14). O crime aconteceu enquanto a vítima conversava com uma amiga no quintal da residência dela.
De acordo com a delegada Camilla Costa, o casal manteve um relacionamento por cerca de 20 anos e tinha quatro filhas. “Na noite de ontem, esse indivíduo, que possuía 20 anos de relacionamento com essa mulher, quatro filhas juntos, teria ido até a residência da amiga, local em que ela estava conversando do lado de fora, no quintal, e teria, de maneira repentina, entrado na casa e iniciado os golpes de faca. Ele atingiu a vítima com um golpe profundo na região da nuca e outro nas costas. Só não conseguiu matar porque a amiga interveio, ajudando a esconder a mulher dentro do banheiro e impedindo que ele continuasse os golpes ali”, relatou a delegada.
Camilla Costa contou que, pela manhã, a vítima foi ouvida e relatou que havia encerrado o relacionamento cerca de duas semanas antes. “Ela disse que estava até estranhando uma certa passividade dele, uma tranquilidade, e não imaginava que ele seria capaz de fazer o que fez. Quando foi para a casa da amiga, nem se deu conta de que estava sendo esfaqueada; achou, a princípio, que eram murros, porque tudo aconteceu muito rápido. Só percebeu o que estava acontecendo quando se viu coberta de sangue”, explicou.
Após o crime, o agressor fugiu, mas as equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil iniciaram diligências para localizá-lo. “Desde o momento da fuga dele, as forças de segurança realizaram diversas buscas em todos os locais onde ele poderia estar escondido, tentando prendê-lo em flagrante. Durante a madrugada, ele ainda enviou mensagens à vítima, fazendo ameaças de morte, dizendo que colocaria fogo na residência e pedindo para que ela não registrasse ocorrência. Nas mensagens, afirmava ter medo de ser preso pelo que havia feito”, contou a delegada.
Na manhã desta quarta-feira, a Guarda Municipal recebeu uma denúncia que levou à localização do suspeito. “Ele foi encaminhado à Delegacia da Mulher, onde foi autuado em flagrante pela tentativa de feminicídio e também pelo crime de ameaça praticado durante a madrugada. Já representamos pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. Esperamos que ele permaneça preso e responda pelo que fez com essa mulher”, afirmou Camilla Costa.
A delegada destacou ainda o trabalho conjunto das forças de segurança no resultado da prisão. “A gente sempre fala e reforça a parceria que existe na nossa cidade entre as forças policiais. Esse trabalho integrado é de suma importância e traz resultados concretos, tanto nas investigações quanto nas atuações. Hoje temos esse indivíduo capturado e preso graças a essa integração”, pontuou.
Durante o depoimento da vítima, a polícia também confirmou um histórico de agressões anteriores. “Ela disse que durante o relacionamento ele tinha o costume de chegar em casa agressivo, quebrar móveis — nem se recorda quantos já foram danificados —, e que também havia situações de ameaça e violência. Mas ela nunca tinha vindo à delegacia. Nós não tínhamos conhecimento de que essa mulher vivia esse tipo de situação, porque ela nunca o havia denunciado”, revelou.
Ao final, a delegada fez um apelo às mulheres que vivem em relacionamentos abusivos. “Reforçamos a importância das mulheres nos procurarem e da eficácia da medida protetiva. Nesta semana, tivemos duas tentativas de feminicídio em nossa cidade, e em ambas as vítimas não possuíam medida protetiva. Então, fazemos um apelo: no primeiro sinal de violência, procurem a delegacia. Assim, poderemos ajudá-las e incluí-las em nosso radar de proteção”, concluiu Camilla Costa.