A ativista Renata Borges, uma das principais vozes em defesa da população LGBTQIA+ em Apucarana, divulgou um vídeo agradecendo a iniciativa do prefeito Rodolfo Mota. “É a primeira vez na história que temos uma conferência municipal voltada para os nossos direitos. Isso é um avanço e uma vitória para toda a comunidade LGBT da cidade”, afirmou.
A Prefeitura de Apucarana deu um passo inédito em sua história ao publicar nesta quarta-feira (30) o Decreto nº 193/2025, que convoca oficialmente a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento acontecerá no dia 31 de maio, às 14h, no Cine Teatro Fênix, localizado na Avenida Curitiba, no centro da cidade.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito Rodolfo Mota, a conferência será coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística. O encontro tem como principal objetivo discutir e propor políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, além de eleger representantes para as conferências estadual e nacional, promovidas pelos governos do Paraná e Federal, respectivamente.
A conferência municipal tem como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+” e integra o calendário preparatório da 4ª Conferência Nacional da categoria.
Renata Borges, ativista que se tornou uma referência na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ de Apucarana, enfatizou a importância histórica da conferência para o município. “Vivemos em um país que lidera os índices de violência contra travestis, transexuais e demais pessoas LGBTQIA+. Discutir políticas públicas é urgente. E isso só é possível quando há vontade política e diálogo”, destacou.
A Comissão Organizadora Municipal será composta por representantes da sociedade civil e do governo e ficará responsável por elaborar o regimento interno e coordenar os trabalhos da conferência. As despesas do evento serão custeadas com recursos próprios do município.
Toda a população, entidades e movimentos sociais estão convidados a participarem do encontro. A proposta é construir coletivamente uma cidade mais justa, plural e inclusiva.