O secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, anunciou nesta terça-feira (03), um pacote de investimentos que soma aproximadamente R$ 50 milhões para o município de Arapongas. Os recursos serão destinados para obras de infraestrutura urbana, iluminação pública, pavimentação e melhorias em estradas rurais, com foco na qualidade de vida da população e no fortalecimento do desenvolvimento regional.

Durante o anúncio, Guto destacou a importância econômica e industrial do município e ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal.

“Olha, Arapongas é uma cidade que contribui muito com o Paraná. Tem um parque industrial maravilhoso, nós estamos aí na semana da Movelpar, um orgulho para todos nós. É uma cidade que gera muito emprego, muitos recursos e, obviamente, o Estado precisa ter esse olhar criterioso para poder devolver infraestrutura e melhoria de vida para a população”, afirmou.

Segundo o secretário, parte dos recursos será aplicada na modernização da iluminação pública com tecnologia LED, considerada uma medida que impacta diretamente na segurança e na economia do município.

“A iluminação de LED é importante não só para clarear a cidade, que é gostosa, mas ela ajuda a combater criminalidade, vandalismo, violência contra a mulher, reduz a conta da energia também da prefeitura”, explicou.

Outro investimento anunciado envolve obras de pavimentação e recape asfáltico, incluindo melhorias no parque industrial, considerado estratégico para a economia local.

“Nós temos hoje aqui, encaminhando junto com o prefeito Rafael Cita, 21 milhões em recape de asfalto, porque o asfalto, como tudo na vida, ele tem tempo de validade. Também teremos asfalto novo no parque industrial. É até um reconhecimento a esse parque que gera muito emprego e, obviamente, não combina com uma cidade tão próspera ter rua no chão, no pó e na poeira”, destacou.

O secretário também mencionou melhorias nas estradas rurais e reforçou o papel regional de Arapongas como polo de serviços em áreas como saúde, educação e geração de empregos.

“A gente entende que ambientes como Arapongas, que é uma cidade polo, que respira muita região, precisa desse suporte. O número do censo do IBGE aponta isso. As cidades polo do Paraná cresceram muito e isso exige mais creche, mais escola, mais rua, precisa mais tudo, mas de forma sustentável e organizada”, afirmou.

Durante a coletiva, Guto Silva também comentou sobre o crescimento econômico do Paraná e a geração de empregos no Estado.

“O Paraná vive um momento de pleno emprego, a menor taxa de desemprego da nossa história. A economia tem crescido muito e nós vamos entregar esse ano um PIB que representa o dobro de oito anos atrás. Isso mostra que o Estado está no caminho certo”, disse.

O secretário confirmou ainda que pretende iniciar sua caminhada como pré-candidato ao Governo do Estado nos próximos meses.

“Eu tenho dito que inicio minha caminhada para pré-candidato a governador. Em abril faço a desincompatibilização para estar apto a disputar as eleições, porque nós vamos defender um projeto construído, que a gente chama de método do Paraná, que é uma filosofia de governar”, declarou.

Mesmo com a possibilidade de disputar o Governo do Estado, Guto garantiu que os projetos e obras em andamento continuarão sendo executados.

“A estrutura da secretaria permanece justamente para a gente não perder ritmo. A população que paga seus tributos e espera resposta não pode ficar presa num calendário eleitoral. Estamos fazendo um trabalho sincronizado com os prefeitos para garantir a continuidade das obras”, concluiu.

Além dos recursos já anunciados, o secretário afirmou que outros projetos seguem em fase de tramitação e podem ampliar o volume de investimentos na região, reforçando a integração econômica entre Arapongas e municípios do norte paranaense.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: