Na manhã desta terça-feira (11), por volta das 10h45, dois integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana foram acionados por um popular, que não quis se identificar, relatando um furto de cabos de telefonia na Rua Professor Erasto Gaertner, no cruzamento com a Rua Ponta Grossa.
De acordo com a denúncia, dois indivíduos teriam arrombado um bueiro para acessar a fiação e, posteriormente, estavam queimando os fios em um barracão desocupado na Rua Professor Erasto Gaertner.
Ao chegar ao local, a equipe da GCM constatou o bueiro aberto, a fiação cortada e encontrou os suspeitos, queimando aproximadamente 15 kg de cabos de telefonia. Diante da situação, foi dada voz de prisão aos indivíduos, que foram encaminhados à 17ª Subdivisão Policial (SDP) para as providências cabíveis.
O delegado de plantão lavrou o Boletim de Ocorrência Unificado e os suspeitos permaneceram à disposição da Justiça. Para garantir a segurança da equipe e dos conduzidos, foi necessário o uso de algemas, conforme previsto na Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal (STF).
O furto de cabos tem se tornado uma prática recorrente na região, causando prejuízos a empresas de telefonia e transtornos à população devido à interrupção dos serviços de comunicação.