Imagem por: Caio Andrade/Canal 38

A Guarda Municipal (GM) de Arapongas recebeu, nesta quarta-feira (08), quatro novas motocicletas que passam a integrar o patrulhamento preventivo e ostensivo da cidade. A entrega contou com a presença do superintendente da Casa Civil do Paraná, Sérgio Onofre, do prefeito de Arapongas, Rafael Cita, do superintendente da Guarda Municipal, Micheleti, do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, e do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, responsável pela destinação dos recursos para a aquisição dos veículos.

Durante o evento, o superintendente da Casa Civil, Sérgio Onofre, destacou o apoio do governo estadual à segurança pública e ressaltou a atenção especial dedicada a Arapongas.

“O nosso governador Ratinho Júnior tem nos ajudado muito para reforçar a segurança do Paraná. E eu falo que os deputados estaduais nunca tiveram tanto dinheiro como estão tendo agora, mais do que os federais. Sempre os federais comandaram essa distribuição de dinheiro no Paraná, mas hoje quem distribui é o governo do Estado junto com os deputados estaduais, pelo bom rendimento e trabalho do governador. Arapongas nunca fica esquecida, sempre está no coração do governador. Tivemos quase 100 milhões de reais destinados até o final do ano para o Rafael, que reivindicou isso ao governador, voltados para infraestrutura. Isso é muito bom para a cidade”, afirmou.

Sérgio Onofre também relembrou o início da Guarda Municipal e o fortalecimento ao longo dos anos. “A guarda foi fundada quando o Beto estava aqui. Depois, outra administração tentou acabar com a GM, mas quando voltamos demos um gás na instituição, porque ela é essencial. Lembro que um administrador dizia que a guarda era cara, e eu pergunto: quanto custa uma vida? Investir em segurança é salvar vidas e proteger famílias. Hoje, Arapongas está em primeiro lugar em segurança no Paraná e em quinto na região Sul do Brasil. Nós temos uma guarda competente, bem treinada, bem formada. Não é qualquer um que entra na guarda municipal de Arapongas. Isso se deve também ao trabalho do Argati e do Gussi, que vivem segurança e trânsito 24 horas por dia”, completou.

O prefeito Rafael Cita ressaltou o destaque de Arapongas nos índices de segurança e o investimento constante na estrutura da Guarda Municipal.

“A cidade de Arapongas é a mais segura do estado do Paraná, segundo dados estatísticos de 2024, e a gente pretende manter isso. Muito se deve aos investimentos em equipamentos que compõem a Guarda Municipal. Hoje estamos entregando mais quatro moto-viaturas, que vão ajudar no patrulhamento e na manutenção da segurança. A Guarda sempre teve um papel muito além da proteção do patrimônio público; ela é fundamental para a segurança da cidade”, disse o prefeito.

Cita ainda reforçou a importância da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a atuação da GM como força de segurança. “Havia uma grande discussão sobre a possibilidade jurídica da Guarda atuar como força de segurança. O STF pacificou essa questão, e hoje a GM tem uma atividade policial, como se fosse a própria Polícia Militar. Por isso, ela merece estar cada vez melhor equipada, porque isso gera segurança”, finalizou.

O superintendente da Guarda Municipal, Micheleti, destacou a importância da renovação da frota.

“Hoje é mais um dia importante para nós. Era uma promessa renovar a frota de motocicletas da Guarda. O recurso é do ano passado, e demoramos um pouco para executar porque não havia o modelo de moto ideal para a nossa demanda. Esperamos o lançamento e, agora, temos uma motocicleta extremamente útil e versátil. Vai agregar muito no trabalho da GM”, afirmou.

Micheleti agradeceu o apoio do deputado Bazana e explicou a importância das motos no dia a dia operacional. “Arapongas tem recebido muitos recursos, tanto estaduais quanto federais, que possibilitam mantermos os equipamentos sempre atualizados. As motos trazem agilidade, principalmente em horários de trânsito intenso. Elas permitem deslocamentos rápidos, passagem por locais de difícil acesso e resposta imediata em ocorrências. Muitos crimes são cometidos com motocicletas, e nossas viaturas, em certas situações, não conseguiriam fazer uma abordagem a tempo. As motos agilizam o trabalho e aumentam a eficiência da Guarda”, concluiu.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, reforçou que a aquisição das motocicletas foi pensada estrategicamente.

“A moto, para quem trabalha com segurança pública, é muito ágil. Ela entra onde o automóvel não entra — em becos, calçadas, praças — e permite retornos rápidos. Essa agilidade é uma resposta eficaz para a segurança pública. Por isso, optamos por adquirir essas quatro motos, que vão ajudar no policiamento preventivo e ostensivo. Já temos uma equipe de motos com cilindrada 300 que faz um excelente trabalho, e agora, com as 500 cilindradas, o ganho será ainda maior”, afirmou Argati.

Ele também destacou que as motocicletas estarão à disposição para os eventos de aniversário da cidade. “Fizemos questão de entregá-las hoje para que já estejam prontas para trabalhar na ExpoArapongas 2025. Mesmo sem a plotagem, já vão atuar durante os eventos. A equipe de motos é muito atuante, recupera veículos, prende traficantes e faz flagrantes quase diários. Segurança pública se faz com vontade, mas também com bons equipamentos e armamentos. Essas motos vão dar mais agilidade ao patrulhamento”, completou o secretário.

Por fim, o deputado estadual Pedro Paulo Bazana, responsável por destinar os recursos, destacou que o pedido partiu da própria Guarda Municipal.

“Foi um pedido dos guardas municipais, que solicitaram motocicletas após já termos trazido veículos anteriormente. Estamos entregando quatro motos de grande cilindrada, que vão atender melhor a Guarda Municipal. Arapongas tem uma das melhores guardas do Brasil e precisa estar sempre bem equipada”, disse Bazana.

O parlamentar ressaltou ainda a importância das motos para a mobilidade no trânsito e lembrou de outras conquistas recentes para o município. “As motocicletas têm mobilidade rápida e eficaz. Nossa cidade cresceu muito e o trânsito está mais intenso, então as motos vão permitir uma atuação ainda mais eficiente. Nos últimos meses, trouxemos dois CMEIs no valor de R$ 1,9 milhão cada, um CRAS, além de barracões industriais e veículos para a saúde e outros setores. São mais de R$ 30 milhões de reais destinados a Arapongas durante o nosso mandato. Vamos continuar trabalhando para atender a população da cidade e da região”, concluiu.

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: