A Guarda Municipal de Arapongas realizou diversas ações de segurança, fiscalização, educação no trânsito e apoio a outros órgãos ao longo desta terça-feira (18). As ocorrências foram registradas em diferentes regiões da cidade, envolvendo desde policiamento escolar até captura de animal silvestre e apoio em caso de veículo furtado.
Policiamento Escolar no Bairro do Cruzeiro
Logo no início da manhã, às 08h23, a Patrulha Escolar Comunitária esteve na Escola Rural José Monteiro, na Rua Monteiro, Bairro do Cruzeiro. A equipe realizou ponto base (PB) e manteve contato com a direção para tratar de medidas de segurança no ambiente escolar. Durante a permanência, nenhuma alteração foi registrada.
Gambá é capturado e devolvido ao habitat natural
Por volta das 09h21, a equipe da GM foi acionada para a Rua Supi, no Jardim Imperial, onde realizou a captura de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris). O animal estava em boas condições de saúde e, após avaliação, foi solto em área de vegetação nativa, garantindo seu retorno ao habitat natural.
GM e PM recuperam motocicleta furtada em área de mata
Às 11h50, na Saracura do Brejo, no Jardim Columbia, a Central de Comando recebeu denúncias de que uma motocicleta Yamaha Fazer, furtada em Londrina, estaria escondida em uma região de mata. No atendimento, a GM encontrou equipes da Polícia Militar que já realizavam diligências no local.
Durante as buscas, um indivíduo conduzindo uma Yamaha Factor preta foi abordado e não soube explicar a procedência do veículo, alegando pertencer a um amigo. Na varredura da área, as equipes localizaram a Yamaha Fazer 250cc vermelha com registro de furto. O suspeito e as duas motos foram encaminhados à Delegacia para procedimentos legais, e a vítima foi acionada para reaver o bem.
Motocicleta com sinais de adulteração é apreendida na BR-369
Já às 12h33, durante patrulhamento nas proximidades do CMEI Pequenos Brilhantes, Parque Industrial, uma Honda Titan preta foi avistada em mau estado de conservação. Após abordagem na BR-369, km 194, a GM constatou pendências administrativas e possíveis sinais de perfuração no chassi e no motor, indicando adulteração do sinal identificador.
O condutor foi orientado sobre o artigo 311 do Código Penal e encaminhado à 5ª Central de Flagrantes, juntamente com a motocicleta, para medidas cabíveis.
Alunos da rede municipal participam de atividade da Escolinha de Trânsito
Encerrando as ações do dia, às 13h40, a equipe promoveu mais uma etapa da Escolinha de Trânsito com alunos do 3º ano A da Escola Municipal José de Carvalho, no Jardim Caravelle. As crianças participaram de palestra educativa e, em seguida, realizaram atividades práticas com carrinhos elétricos, bicicletas e simulações de pedestres e agentes de trânsito.
Ao todo, 30 alunos participaram da ação, que busca conscientizar crianças sobre boas práticas e segurança no trânsito de maneira lúdica e educativa.