A Guarda Municipal de Arapongas atendeu a três ocorrências distintas nesta quinta-feira (15), envolvendo desde resgate ambiental até ações educativas e de fiscalização de trânsito no município.
🟢 Resgate de Animal Silvestre no Centro
Por volta das 13h51, a equipe ambiental GDA VTR 77 foi acionada pela SEASPMA para atender a um chamado na Rua Harpia, no Centro da cidade, onde um gambá havia sido avistado em uma coceira de coqueiral. A equipe realizou a captura segura do animal silvestre, que foi posteriormente solto em uma área de mata nativa, respeitando seu habitat natural. A operação foi concluída sem intercorrências.
🟣 Palestra da Patrulha Maria da Penha no CAPS
Ainda durante a tarde, às 14h37, a Patrulha Maria da Penha deu continuidade às ações do Projeto SIGA (Programa de Reabilitação para Autores de Violência Doméstica). A Guarda Municipal Michele conduziu uma roda de conversa no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), com a presença de cinco homens envolvidos em processos judiciais com medidas protetivas. O encontro contou também com a participação da assistente social Maria Regina. Foram debatidos temas como os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, a vulnerabilidade da mulher e esclarecimentos sobre o trâmite processual e medidas protetivas.
🔴 Menores em Fuga com Motocicleta no Padre Chico
Já à noite, às 20h16, uma equipe da GM realizava patrulhamento na Rua Águias, no Conjunto Padre Chico, quando visualizou uma motocicleta ocupada por dois adolescentes, que tentaram fugir ao perceberem a aproximação da viatura. Após perseguição tática com sinais luminosos e sonoros, os jovens perderam o controle da moto ao passar por uma lombada e foram abordados. O condutor de 15 anos, e o garupa , B., de 14 anos, não portavam itens ilícitos. Durante a ocorrência, a moto tocou na viatura, causando danos à lanterna traseira. O avô dos menores acompanhou a situação e assumiu a responsabilidade. A motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio da 7ª CIPM, com as devidas notificações lavradas.