Na madrugada deste domingo (05), a equipe de motos da Guarda Municipal de Arapongas realizou a abordagem de duas pessoas na Praça Mauá, encontrando porções de maconha em posse de um menor de idade e de um adulto. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
O GM Semitan, que participou da ação, destacou a postura firme adotada pela equipe em situações de consumo de drogas em espaços públicos. “Durante o patrulhamento, encontramos um menor de idade e um maior portando porções de maconha. Já havíamos alertado anteriormente que qualquer substância ilícita encontrada em praças ou outros locais públicos municipais resultaria no encaminhamento à delegacia. Esse compromisso está sendo reforçado. Hoje, estamos ainda mais focados em intensificar as fiscalizações e não tolerar nenhuma irregularidade nesses espaços”, afirmou.
Semitan ressaltou que a Guarda Municipal tem atuado diariamente para coibir o uso de entorpecentes em praças públicas, com o objetivo de trazer mais segurança e tranquilidade à população. “Antes, situações como essa poderiam ser tratadas com um certo olhar permissivo, mas agora não há mais espaço para isso. Em qualquer lugar onde encontrarmos substâncias ilícitas, será feita a condução dos envolvidos. Estamos firmes no combate ao uso de drogas, especialmente em locais frequentados por crianças, idosos e famílias”, pontuou.
Ele também destacou a importância da responsabilidade dos envolvidos: “No momento em que estão utilizando [drogas], parece muito bom, mesmo em locais com crianças e idosos ao redor. Mas na hora de assumir a responsabilidade, muitos negam a posse da substância. Já na delegacia, longe dos amigos, geralmente acabam confessando. Essa falta de responsabilidade é preocupante.”
A Guarda Municipal reforça que a população pode colaborar com denúncias sobre o uso de drogas e outros atos ilícitos em espaços públicos, utilizando o número 153, que funciona 24 horas por dia. “Estamos aqui todos os dias para trazer mais paz e sossego à nossa cidade. Quanto menos situações como essas nas ruas, melhor para todos nós”, finalizou Semitan.
As forças de segurança de Arapongas permanecem dedicadas a assegurar a proteção e o bem-estar da população, reforçando as ações de combate ao uso de entorpecentes e à prática de outros crimes em espaços públicos.