A Guarda Municipal de Arapongas, em ação conjunta com a Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), atendeu na manhã desta terça-feira (21) uma ocorrência de maus-tratos a animais na Rua Arataiaçu, bairro Vila São João.
De acordo com o relatório da corporação, a equipe foi acionada para dar continuidade a uma notificação ambiental e ao registro de ocorrência anterior, que apontava uma cachorra da raça pitbull e nove filhotes vivendo em condições inadequadas de bem-estar. No local, foi constatado acúmulo de lixo, vasilhas de água e alimento sujas e filhotes com carrapatos.
O tutor dos animais afirmou ter recolhido a cachorra das ruas e que ela acabou prenha após outro cão invadir seu quintal. Ele disse ainda que “sempre cuidou bem” dos seus animais e que o episódio seria um “fato isolado”, comprometendo-se a melhorar as condições do local e cumprir as exigências ambientais.
Diante da situação e das irregularidades constatadas, a Guarda Municipal aplicou um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 3.422,80, equivalente a dez Unidades Fiscais de Arapongas (UFAs).
A Seaspma emitiu uma nova notificação, exigindo adequações imediatas às normas de bem-estar animal. Os agentes informaram que o local e os animais permanecerão sob monitoramento contínuo para verificar o cumprimento das determinações.