A educação paranaense recebeu um importante reforço tecnológico nesta sexta-feira (28) com a entrega de mais de 800 Chromebooks e headsets para estudantes e professores da rede estadual de ensino em Apucarana.
O evento, realizado no Núcleo Regional de Educação (NRE), contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, do deputado estadual Delegado Jacovós, do chefe do NRE, Vladimir Barbosa da Silva, e dos deputados estaduais Pedro Paulo Bazana, Do Carmo e o prefeito Rodolfo Mota.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e a Secretaria de Educação, visando ampliar o acesso à tecnologia nas escolas e proporcionar melhores condições de ensino e aprendizado para os alunos.
Investimento na educação
O secretário Beto Preto destacou a importância do investimento na modernização das escolas e enfatizou que a gestão estadual tem um olhar especial para o setor.
“Momento importante. Aqui a gente vê várias autoridades presentes, mas o principal é que é um investimento na educação, um setor fundamental. Estou feliz de acompanhar esse avanço tecnológico na educação do Paraná. O governador Ratinho Júnior tem um mandato diferente, que visa todas as áreas, mas especialmente um horizonte novo para essa molecada paranaense, que está criando asas. As escolas estão bem cuidadas, e claro, temos desafios, pois são muitas unidades, mas o trabalho do secretário Roni Miranda tem sido essencial”, afirmou Beto Preto.
O secretário também ressaltou que, além do investimento em tecnologia, a educação paranaense tem sido beneficiada com programas inovadores, como a merenda em três turnos e o Ganhando o Mundo, que possibilita intercâmbios para estudantes da rede estadual.
Valorizando os profissionais e alunos
O deputado estadual Delegado Jacovós aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais da educação e enfatizou o compromisso do governo com a qualidade do ensino.
“Quero parabenizar todos os educadores que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, em especial o professor Vladimir, que sempre está presente junto aos diretores, verificando as necessidades das escolas. O governador Ratinho Júnior tem investido muito na educação, e isso se reflete no Paraná ter a melhor educação do Brasil. O projeto das escolas cívico-militares, do qual fui relator na Assembleia, é um grande exemplo. Além disso, investir em tecnologia é essencial, pois vivemos no mundo da informação, e esses Chromebooks e fones de ouvido vão garantir um ensino mais dinâmico e acessível para os estudantes”, concluiu Jacovós.
Equipamentos essenciais para o aprendizado
Para o chefe do NRE de Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, a entrega dos equipamentos é um marco para as escolas da região.
“Estamos muito felizes. Nossas escolas precisavam desses equipamentos, e hoje, graças ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Roni Miranda, estamos concretizando essa entrega. São quase 900 computadores e fones de ouvido distribuídos para 30 escolas. Isso representa um grande avanço para a educação, e não é à toa que somos referência no Brasil”, destacou Vladimir.
Ampliação dos investimentos
O deputado Pedro Paulo Bazana também ressaltou a importância da modernização das escolas e afirmou que o governo tem atuado para garantir a melhoria da infraestrutura.
“Hoje, estamos atendendo praticamente todas as escolas com reformas e equipamentos. Já recebemos computadores, ar-condicionado e ainda mais melhorias estão por vir. O importante é que esse trabalho não se restringe a uma cidade, mas à região toda. Temos destinado recursos para Arapongas, Jandaia do Sul, Sabáudia e muitas outras cidades. Isso garante que professores e alunos tenham condições adequadas para um ensino de qualidade”, afirmou Bazana.
Investimento histórico na educação
O deputado Do Carmo destacou que o Paraná tem feito investimentos expressivos na educação, superando o mínimo constitucional exigido.
“O governador Ratinho Júnior tem investido mais do que os 25% obrigatórios na educação. Além da tecnologia, estamos reformando escolas e eliminando estruturas de madeira. Em Apucarana, os investimentos já somam mais de R$ 1,5 milhão, contemplando a maioria das escolas estaduais. O futuro está no estudo, e o Paraná está fazendo o dever de casa, qualificando a educação e garantindo uma das melhores redes de ensino do Brasil”, ressaltou Do Carmo.
O evento reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a educação, garantindo que os estudantes paranaenses tenham acesso às melhores condições de aprendizado e desenvolvimento.